uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências na ESE de Santarém
foto DR Encontro internacional decorreu na Escola Superior de Educação de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém

Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências na ESE de Santarém

Evento reuniu centena e meia de estudantes, professores e investigadores

Nos dias 15 e 16 de Março decorreu na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), do Instituto Politécnico de Santarém, o encontro Internacional em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, organizado pelo Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais daquela escola.
Participaram educadores e professores dos vários níveis de ensino, estudantes de cursos de licenciatura e mestrado, docentes e investigadores de diversas instituições de ensino superior envolvidas na formação de professores, tanto nacionais como estrangeiras.
A centena e meia de professores, estudantes e investigadores discutiram temas como a flexibilidade curricular, o ensino interdisciplinar da Matemática e das Ciências e as abordagens STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics), os ambientes educativos inovadores, a programação e a robótica em contextos de ensino-aprendizagem das Ciências e Matemática.
Realizado no âmbito do projecto CreativeLab_Sci&Mathâ, o encontro pretendeu constituir-se como um espaço de reflexão e partilha da inovação no ensino da Matemática e das Ciências, em diferentes níveis de ensino, reforçando o papel deste projecto na ligação da ESES à comunidade em que se insere.
Foi também apresentado o projecto ITELab, coordenado pela European Schoolnet (Bruxelas) em que a ESES é parceira, juntamente com a University College Dublin; University of Perugia; University of Agder, Newcastle University; Wüzburg University e quatro empresas tecnológicas, tendo um dos responsáveis pelo mesmo, Bart Verswijvel, sido orador na conferência de encerramento.
O objectivo principal daquele projecto está relacionado com a formação dos futuros professores e ao modo como o recurso a novas tecnologias e a novos ambientes de aprendizagem podem ser integrados na sua futura prática pedagógica.
O CreativeLab_Sci&Mathâ da Escola Superior de Educação de Santarém, para além de um ambiente educativo inovador, é um projecto didáctico de concepção, implementação e avaliação de práticas de ensino-aprendizagem inovadoras, focadas na interdisciplinaridade entre as Ciências e a Matemática e na aprendizagem centrada em actividades práticas de carácter investigativo.
Nos últimos dois anos, os docentes envolvidos divulgaram o projecto e os seus resultados em diversos eventos de cariz científico e profissional relacionados com a formação de professores. O trabalho desenvolvido também resultou na publicação de diversos artigos e “papers” em publicações da especialidade e de um número significativo de recursos educativos digitais, alguns deles galardoados.

Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências na ESE de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido