uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Antropólogo Aurélio Lopes lança livro sobre santos da terra

Obra conta diversas histórias curiosas ligadas à religiosidade popular

O antropólogo Aurélio Lopes apresentou no sábado, 16 de Março, no Fórum Actor Mário Viegas, em Santarém, o livro “Deuses Menores e Espíritos dos Lugares: Os santos da terra, em terra de santos”, sobre os padroeiros locais.
A obra debruça-se sobre os santos, enquanto “símbolos e protectores de povos e lugares”, aqueles que “o povo elege para causas comuns” e considerados pelo autor como “factor primevo do surgimento da aldeia ou da freguesia”.
Aurélio Lopes, doutorado em Antropologia Cultural, diz que o livro resultou do seu percurso de vida, pois o assunto está presente desde as suas primeiras publicações – uma dezena de livros publicados nos últimos 12 anos sobre cultura tradicional, especialmente na área do sagrado e da religiosidade popular – e “toda a gente contacta com ele”.
“Há casos muito curiosos”, disse, narrando, entre muitos outros, o caso da senhora dos Anjos de Punhete (actual Constância), que estava numa igreja antiga e, quando foi feita uma igreja nova, a imagem fugia para a velha. “Resolveram então deixar lá a imagem e comprar outra para a nova igreja, mas ela, que era considerada uma divindade de muitos poderes, deixou de fazer milagres, uma porque estava na igreja nova, a outra porque estava fechada e ninguém lá ia”.
“Uma vez, uns indivíduos do convento do Loreto (em Tancos, no vizinho concelho de Vila Nova da Barquinha) pediram à imagem velha e eis que começa a fazer milagres. Eram tantos que o próprio director do convento teve que pedir à senhora para não fazer tantos milagres. Quando os indivíduos de Punhete souberam, exigiram a devolução da imagem, mas agora ela fugia para o convento e tiveram de a deixar ir para lá”, conta.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido