uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bancadas para o público e ecrãs gigantes são novidades na Festa dos Tabuleiros
Anabela Freitas integrou a comitiva que promoveu a Festa dos Tabuleiros na BTL

Bancadas para o público e ecrãs gigantes são novidades na Festa dos Tabuleiros

Tomar promoveu maior evento do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa. A grande festa de Tomar realiza-se de quatro em quatro anos e 2019 é ano dela. O município não desperdiçou a oportunidade de a divulgar na maior feira nacional dedicada ao turismo.

A Festa dos Tabuleiros de Tomar, que este ano decorre entre 29 de Junho e 8 de Julho, vai ter bancadas para o público na Avenida Cândido Madureira, de onde sai o cortejo dos tabuleiros. Além disso, a Câmara de Tomar está a negociar com uma empresa a instalação de dois ecrãs gigantes na cidade. “O público que estará nessas zonas vai poder acompanhar o momento alto do cortejo, que é a bênção dos tabuleiros, na Praça da República. Esperamos conseguir avançar com esta intenção”, explicou a presidente do município, Anabela Freitas, a O MIRANTE na tarde de domingo, 17 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde o evento foi promovido.
A autarca disse também que vão manter a aplicação criada há quatro anos – uma parceria do município com o Politécnico de Tomar e a Softinsa – que tem uma componente para o Plano de Coordenação de Segurança e Socorro e uma componente em que o público pode acompanhar o evoluir do cortejo e da lotação dos parques de estacionamento.

Dormidas já esgotadas
A presidente do município revelou ainda que, a mais de três meses do evento, as dormidas já estão esgotadas em Tomar para a semana em que decorre a Festa dos Tabuleiros.
Quem também marcou presença no evento na BTL foi a mordomo da Festa dos Tabuleiros, que ocupa o cargo pela primeira vez. Maria João Morais explicou o simbolismo de tudo o que compõe o tabuleiro que as mulheres levam à cabeça. “Esta é uma festa em honra do Divino Espírito Santo e é o orgulho do nosso concelho. É uma festa do povo e para o povo do concelho que, desde os mais novos aos mais velhos, está a participar na organização da festa”, explicou.
No último dia da BTL, 16 pares das freguesias do concelho de Tomar desfilaram pelos pavilhões 1 e 2 da BTL, dando a conhecer o principal evento do concelho, que se realiza de quatro em quatro anos. Lina Alves e Manuel Graça, ambos de 47 anos, constituíram um dos pares que participou no desfile na BTL. O casal participa no cortejo desde os 16 anos, sempre pela sua freguesia, Sabacheira. Na altura eram namorados e agora, já casados, continuam a viver a festa. Há oito anos regressaram ao cortejo para acompanhar o sobrinho que queria participar. “Adoro viver esta festa por dentro. É uma grande alegria e faz parte da nossa tradição”, afirma Lina Alves. Três vezes por semana, à noite, vão fazer os seus tabuleiros com a ajuda de outros voluntários.

Bancadas para o público e ecrãs gigantes são novidades na Festa dos Tabuleiros

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido