uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Linhas de Torres classificadas como monumento nacional

Em Vila Franca de Xira há percursos temáticos para descobrir este património

As Linhas de Torres Vedras, 128 estruturas militares que se estendem de Torres Vedras a Vila Franca de Xira, foram classificadas na última semana como monumento nacional. A proposta de classificação das linhas foi apresentada há um ano pela Direcção-Geral do Património Cultural e foi aprovada em reunião do Conselho de Ministros no dia 14 de Março.
A candidatura integrou as 128 estruturas, incluindo os fortes e estradas militares, das primeira e segunda linhas defensivas, dos quais 114 foram classificados, tendo 15 ficado de fora por se encontrarem degradados ou destruídos. Além da classificação como património nacional, vai ser criada uma zona especial de protecção em volta de cada uma das estruturas. Em Vila Franca de Xira há percursos temáticos que permitem descobrir esse património, começando pelo Centro Interpretativo do Forte da Casa, localizado junto à obra militar n.º 38.
Há vários anos que a Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, tem insistido na salvaguarda deste património.
Em 2012 o Turismo de Portugal atribuiu à Rota Histórica das Linhas de Torres o prémio de Melhor Projecto Público de Requalificação, considerando que contribuía para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência.
Em 2014 foi a vez da União Europeia e da Rede Europa Nostra distinguirem o trabalho realizado pela RHLT com o prémio Conservação. No mesmo ano, a Assembleia da República deliberou por unanimidade instituir o dia 20 de Outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa homenagem à memória e resistência do povo português às invasões francesas aliada à estratégia e engenharia militar.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido