uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Com tanta protecção de menores os infantis ainda vão jogar de burka

Transparente Serafim das Neves!
Há pouco tempo os jornais podiam publicar fotografias de acontecimentos públicos em que participavam crianças. Agora também podem mas arriscam-se a levar com um processo em cima, como diria o Herman José, ou umas murraças nas trombas, aplicadas por zelosos paizinhos que leram na rede social mais próxima que é crime mostrar as habilidades de crianças no sarau da escola... desde que no mesmo não participe o presidente Marcelo, claro.
Já tenho visto fotografias de iniciativas públicas bastante giras, porque as cabeças dos menores foram substituídas por manchas redondas brancas e até pretas, transformando-os numa espécie de extra-terrestres. Nessas alturas fico a pensar se não era melhor os miúdos das equipas de infantis de futebol, por exemplo, irem de burka para os jogos, protegendo-se assim da terrível devassa dos foto-jornalistas que os expõem à cobiça de perversos pedófilos disfarçados de adeptos.
Os jornalistas de outros tempos já sabiam que era crime identificar, nomeadamente através de fotografias, crianças e menores em risco. Infelizmente os tempos mudaram e agora todas as crianças e menores estão em risco. A não ser que se trate de crianças e menores vítimas da guerra e da fome ou em risco de morrerem afogados por viajarem entre África e a Europa em barcos a cair de podres. Essas podem ser fotografadas à vontade.
Dir-me-ás que há pais que se encanzinam quando há foto-jornalistas a retratar os seus filhotes mas que depois usam as fotos que tiraram com os telemóveis para colocar no Facebook, na área de livre acesso. É verdade, sim senhor mas há que ter em conta que os filhos são deles. Se bem me lembro, os brutamontes de antigamente que eram chamados a atenção quando desancavam na mulher e nos filhos, costumavam dizer que estavam a malhar naquilo que era deles e nós, como sabes, somos grandes defensores das tradições.
A câmara faz o Dia da Criança com uns insufláveis e faz umas fotos das crianças a divertirem-se. No Boletim Municipal elas aparecem com bolas brancas em vez de cabeças? Os meninos da escola vão com o primeiro-ministro plantar sobreiros no Dia da Árvore e pimba, lá aparecem as fotos nos jornais com a legenda: António Costa reflorestou Valhelhas com a ajuda de pequenos marcianos...e assim por diante?
No Portal dos contratos públicos os raros contratos que por lá aparecem também escondem os nomes de quem assina, sejam os dos representantes das empresas ou dos presidentes de câmara. E até já pensei que o facto de, no portal do Governo, aparecer um vulto cinzento em vez da fotografia da nova secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, tem a ver com a protecção de crianças e jovens. Como ela é maneirinha e tem cara de menina...já nem digo nada.
Li hoje que a Google, só em Janeiro, bloqueou quase duzentas e cinquenta contas de utilizadores baseados em Portugal, por violarem as regras de informação falsa. Trata-se de uma quantidade tão ridícula para um país de tão grande tradição boateira e aldrabona como nós. Eles bem dizem que aqueles números são a ponta do iceberg de notícias falsas que para aí vai mas eu não me conformo. No mesmo mês, dizem eles, foram bloqueadas 16 mil no Reino Unido, 12 mil na Estónia e 8 mil na Roménia. Na Roménia, imagina. Está bem que os romenos são bons na arte mas entre 8 mil e 244 vai um abismo. Será que a Google está a mentir? Será que deixaram os boateiros e boateiras do Ribatejo de fora? Diz-me o que pensas disto.
Saudações fotográficas
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido