uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

As cartas gastronómicas e a tradicional entremeada com batatas fritas 

A gastronomia está a ser revolucionada com lançamento de novas cartas gastronómicas lançadas por entidades de turismo e câmaras municipais mas o que me oferecem nos restantes continua a ser a febra, o entrecosto, a costeleta, a dourada e o robalo grelhados. Mesmo em Almeirim, terra onde chegam anualmente milhares de visitantes para almoçar ou jantar nos afamados restaurantes locais, a novidade que já nem é novidade, continua a ser apenas a sopa da pedra que já deve ser servida também nos restaurantes de todo o país.
Há também uns restaurantes a armar ao fino que levam coiro e cabelo mas que não têm comida de jeito para além do trivial e quando inovam apresentam coisas em que só o nome é que se salva e por vezes nem isso. É pena as cartas turísticas gastronómicas não serem comestíveis se não atacava uma ou outra à dentada para ver se comia alguma coisa decente/diferente.
Mesmo as câmaras municipais quando, com muito esforço, convencem uns restaurantes a alinhar em festivais gastronómicos disto e daquilo, acabam por não ver resultados porque mesmo os restaurantes que aderem e metem uma qualquer iguaria na ementa, não se esforçam muito para a ter disponível e ela acaba ao fim dos primeiros três ou quatro pedidos. É o famoso: “Pois...lampreia...ou cabrito...ou sável...ou tal e tal já não há mas temos ali umas entremeadas ou uns carapaus grelhados que fazem o mesmo efeito.
Rui Ricardo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido