uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Unidades móveis de saúde de Rio Maior com viaturas novas
foto DR Isaura Morais e o presidente da ARSLVT, Luís Pisco, durante a assinatura do protocolo que formaliza cedência das viaturas

Unidades móveis de saúde de Rio Maior com viaturas novas

Município ofereceu dois veículos para substituir os que estavam ao serviço há uma década

A Câmara de Rio Maior ofereceu duas novas viaturas ao Centro de Saúde da cidade para substituir as unidades móveis de saúde que estavam ao serviço dos utentes há já dez anos. A cedência dos veículos foi formalizada na tarde do dia 13 de Março, num protocolo assinado com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
Segundo a presidente do município, Isaura Morais (PSD), estes dois veículos ligeiros representaram um investimento do município de cerca de 36 mil euros e vêm aliviar o “encargo muito elevado” que representavam as anteriores unidades móveis, que exigiam condutor com carta de pesados e que, dado o número de quilómetros acumulados, necessitavam de manutenção praticamente todos os meses.
Só no ano passado, as unidades móveis de saúde permitiram a realização de 6.493 visitas, 6.238 das quais com intervenção de enfermeiros, 121 com assistente social, 89 com terapeuta ocupacional, 35 com psicólogo e 10 com médico de família, de acordo com os dados da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). As novas viaturas ligeiras vão servir para transportar as equipas, materiais de diagnóstico e consumíveis, permitindo a prestação de cuidados, sobretudo de enfermagem.
A autarca destacou ainda o grande conforto que representa para o utente poder ser assistido em casa, a poupança de evitar deslocações e o contributo deste serviço para reduzir a pressão sobre o centro de saúde.
O município, além da aquisição das viaturas, assume os custos com o seguro. Os veículos antigos irão ser entregues a instituições do concelho, um deles para transformação de forma a poder funcionar como posto de comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

Unidades móveis de saúde de Rio Maior com viaturas novas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido