uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira

Cidade vai acolher exposições, colóquios, um festival taurino e sessões de poesia entre 30 de Março e 6 de Abril

A Semana da Cultura Tauromáquica de Vila Franca de Xira, que conta já com 30 anos de história, arranca este sábado, 30 de Março e decorre em vários pontos da cidade até 6 de Abril. É uma iniciativa conjunta do Clube Taurino Vilafranquense, da Associação das Tertúlias Tauromáquicas do concelho e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. O programa integra espectáculos taurinos, musicais, exposições e colóquios, que expressam de forma abrangente as diversas abordagens e linguagens artísticas associadas à cultura taurina. Vários restaurantes da cidade terão também menus alusivos ao evento.
O programa arranca sábado às 11h00 com uma visita ao campo com treino de forcados. Segue-se, pelas 16h00, a inauguração de quatro exposições: Júlio Pomar – Imagens da Tauromaquia e pintura de Alfonso Rey e escultura de Alberto Germán (Museu Municipal de Vila Franca de Xira); “O toiro e o homem: relação sagrada” (Clube Vilafranquense); e “o toureio e o fotógrafo taurino”, uma homenagem a Joaquim Bastinhas e Emílio de Jesus, também no Clube Vilafranquense.
No que toca aos colóquios, todos realizados no Museu do Neo-Realismo, os destaques vão para “As ciências e a tauromaquia: As crianças e os toiros e a superação da dor física do toiro de lide” (dia 30 às 21h30); “O toiro e a natureza” (2 de Abril às 21h30); e “Manolete em Portugal”, dia 4 de Abril às 21h30.
Haverá ainda no programa um festival taurino dia 31 de Março às 16h00 na praça de toiros de Vila Franca de Xira, com a despedida do toureiro David Antunes; um espectáculo de fado no Ateneu Vilafranquense dia 31 às 21h00 e uma leitura de poesia e prosa taurina pelas associações Alves Redol e Palavra Cantada no auditório do Museu do Neo-Realismo dia 3 de Abril às 21h30.
Sexta, 5 de Abril, toca a banda do Ateneu Vilafranquense no seu auditório e no sábado, 6 de Abril, haverá uma aula de toureio para mães e filhos, com uma pequena espera e pegas, no largo da câmara, pelas 11h00. A Semana da Cultura Tauromáquica encerra com uma romagem ao cemitério dia 6 às 15h00, seguida de uma novilhada pelas 16h00 na praça de toiros. O programa completo pode ser visitado na página online do município, em www.cm-vfxira.pt.

Mais Notícias

    A carregar...