Assaltantes causam estragos em café de Santarém
As portas de dois estabelecimentos foram arrombadas e os larápios ainda tentaram entrar num terceiro. Não conseguiram levar nada. Câmara de Santarém quer instalar videovigilância em alguns pontos da cidade.
Dois cafés foram assaltados na madrugada desta segunda-feira, 25 de Março, no centro de Santarém, mas apesar dos danos causados pelo arrombamento das portas dos estabelecimentos os ladrões não conseguiram levar qualquer valor.
Segundo o que O MIRANTE conseguiu apurar, os ladrões dirigiram-se primeiro, pelas três da madrugada, ao café Tosta Métrica, na Rua de Olivença, onde arrombaram a porta com o veículo em que seguiam. Nesse estabelecimento ainda entraram e tentaram levar a máquina de tabaco, mas o alarme começou a tocar e fugiram sem levar nada.
Seguiram depois para a pastelaria Bijou, junto à Rotunda do Forcado, no bairro do Sacapeito, onde utilizaram o mesmo método de arrombamento. Nesse estabelecimento também tentaram levar a máquina de tabaco sem sucesso. Tanto o proprietário do café Tosta Métrica como o da pastelaria Bijou chamaram as autoridades e apresentaram queixa.
Os larápios também tentaram entrar no Café Napolitano, igualmente junto à Rotunda do Forcado, mas não conseguiram. Mónica Lérias, proprietária do estabelecimento, refere que o espaço já foi assaltado duas vezes. Desta vez diz que teve mais sorte. As autoridades tomaram conta da ocorrência e estão a investigar o caso.
Videovigilância para tornar cidade mais segura
O assunto foi abordado na reunião de câmara de segunda-feira, 25 de Março. O presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), esteve em contacto com a PSP e revelou que os assaltos foram obra de um gang que também terá actuado em Almeirim.
O autarca, em resposta à oposição socialista, aproveitou ainda para anunciar que em Abril vai ser lançado um concurso para instalação de videovigilância no centro histórico, medida que mais tarde deverá também abranger o parque de estacionamento situado nas traseiras da estação ferroviária de Santarém.
O município fez uma candidatura a financiamento comunitário para esse projecto, mas Ricardo Gonçalves diz que mesmo que não haja dinheiro da União Europeia essa medida é para implementar.