
Dez milhões são suficientes para descentralizar escolas de Vila Franca de Xira
Presidente do município diz que agrupamentos vão ganhar autonomia e proximidade
Vila Franca de Xira vai receber 10 milhões de euros do Estado para ficar com a responsabilidade de todas as escolas do seu território, no âmbito da descentralização de competências aceite recentemente. O número foi avançado a O MIRANTE pelo presidente do município, Alberto Mesquita, à margem de uma cerimónia realizada na última semana em Alhandra.
“Em algumas matérias já sabemos quanto vamos receber e as contas que fizemos trazem-nos alguma tranquilidade. Os valores em causa são suficientes para fazermos face a esta descentralização. Na educação o pacote financeiro anda à volta dos 10 milhões de euros e pelas nossas contas é suficiente”, explica. No entender do autarca, há aqui uma “boa oportunidade” para os agrupamentos de escolas terem maior autonomia e proximidade.
“Hoje em dia as escolas esperam meses para receber alguns valores do ministério, na câmara isso será quase imediato. Desta forma elas vão desenvolver o seu trabalho de forma mais eficaz, conveniente e com a autonomia que hoje não têm”, regista.
Nas restantes áreas o município ainda aguarda pelos decretos-lei da especialidade para perceber com o que poderá contar. Mas o autarca vilafranquense acredita que todo o dinheiro enviado será suficiente para fazer face às novas responsabilidades.

Mais Notícias
Destaques

Águas de Santarém com resultados positivos mas perdas de água continuam a preocupar

Ex-vereador lidera empresa municipal Viver Santarém
