uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Quatro ruas de Santarém receberam nome no feriado municipal
Helena Stoffel (à direita) agradeceu a distinção de que foi alvo por parte do município

Quatro ruas de Santarém receberam nome no feriado municipal

Inaugurações contaram com a presença de autarcas, entidades oficiais, familiares e amigos dos homenageados. O Dia de São José, feriado em Santarém, foi aproveitado para inaugurar simbolicamente quatro novos nomes de rua na cidade que homenageiam scalabitanos ilustres.

José Abílio Alves Martins, Engº Adelino Amaro da Costa, Dra. Helena Stoffel e Liceu Nacional de Santarém são os novos nomes de quatro ruas de Santarém, cuja inauguração simbólica aconteceu na manhã de 19 de Março, feriado municipal, num périplo de duas horas que contou com a presença do presidente do município, Ricardo Gonçalves, e de vários outros autarcas e entidades oficiais.
A primeira artéria a inaugurar, a Rua José Abílio Alves Martins, foi aquela onde as pessoas se mantiveram mais tempo devido à troca de cumprimentos. Foi uma homenagem emotiva, onde o neto do homenageado, Diogo Antunes, deu simbolicamente um abraço ao presidente da câmara e ao presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, em nome da amizade entre o seu avô e os dois autarcas.
José Abílio Alves Martins, falecido em 28 de Novembro de 2018, foi presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau, membro da Assembleia Municipal de Santarém e presidente da Assembleia de Freguesia de São Nicolau. Exerceu ainda cargos de direcção na União Desportiva de Santarém, nos Bombeiros Voluntários de Santarém, na Casa do Benfica de Santarém e na Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém. Fez parte da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, foi tesoureiro na Real Associação do Ribatejo e cavaleiro na Ordem de São Miguel da Ala.
Após a devida homenagem, o cortejo seguiu em passo apressado para a nova Rua Engº Adelino Amaro da Costa, situada junto ao Moinho de Fau, em Santarém. O presidente da câmara recordou o desastre aéreo de Camarate, onde faleceu esse dirigente do CDS, e admitiu que, naquele acidente o país perdeu um conjunto de pessoas valorosas.
A terceira inauguração decorreu junto à Escola dos Leões, numa artéria que recebeu o nome de Helena Stoffel. Presente na cerimónia esteve a própria homenageada, que agradeceu as palavras de Ricardo Gonçalves e que, apesar de ser de Viseu e também já ter vivido em Abrantes, diz que o seu coração bate por Santarém. “Foi esta cidade que me deu todas as oportunidades e estou muito grata a ela”, adiantou.
Helena Stoffel dedicou toda a sua vida à docência, tendo leccionado em várias escolas primárias na região. Foi membro da Assembleia Municipal e vereadora da Câmara de Santarém. Fez parte da direcção do Circulo Cultural de Santarém e da Banda dos Bombeiros de Santarém, integrou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e foi directora da Casa do Professor de Santarém.
Depois dos amigos oferecerem um arranjo de flores à homenageada, os autarcas avançaram para a última inauguração. A ligação entre a Igreja de Santa Clara e a Escola Secundária Sá da Bandeira passa agora a chamar-se Rua Liceu Nacional de Santarém. A directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Maria Adélia Esteves lembrou os momentos marcantes do estabelecimento escolar nos seus 175 anos de vida. Realçou ainda que ali estudaram pessoas que marcaram o país como o historiador Joaquim Veríssimo Serrão, o poeta Ruy Belo ou o actor Mário Viegas.

Quatro ruas de Santarém receberam nome no feriado municipal

Mais Notícias

    A carregar...