Mais de 1.800 pessoas envolvidas em formação MOVE PME desde 2016
Na calha está a preparação de uma nova candidatura ao programa dinamizado na região pela Nersant e AIP. MOVE PME combina a formação teórica em sala com consultoria directa às pequenas e médias empresas.
Mais de duzentas e trinta empresas e cerca de 1.800 colaboradores são os números do balanço final do projecto MOVE PME, um programa de formação e consultoria dinamizado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, nos últimos dois anos na região do Ribatejo. A Nersant, em parceria com a AIP - Associação Industrial Portuguesa, tem vindo a dinamizar desde 2016 o projecto de formação-acção financiado a 90 por cento pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Social Europeu.
O MOVE PME é um programa que combina formação teórica em sala com consultoria directa e adequada à necessidade das empresas. Na sessão de encerramento do projecto, em Torres Novas, na sexta-feira, 12 de Abril, foram entregues os certificados às empresas participantes. Luís Roque, coordenador do programa de formação da Nersant, explicou como foram alcançados os números. “Realizámos um total de 962 reuniões de apresentação e recrutamento para o MOVE PME, o que resultou na adesão de 232 empresas e no envolvimento de 1.805 colaboradores. No total, foram ministradas 32.250 horas de formação e consultoria”, explicou.
Segundo Luís Roque, “Organização e Gestão” foi a área do projecto com maior adesão, 93 empresas, seguindo-se “Implementação de Sistemas de Gestão” com 88 empresas, “Economia digital” com 23, “Internacionalização” com 16 e “Gestão Estratégica” com 12.
António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, realçou que a associação empresarial foi a entidade a nível nacional que mais empresas mobilizou para o MOVE PME. “Temos os melhores empresários do país na nossa região e que souberam valorizar o projecto. O que fizemos foi apenas ir ao encontro das expectativas das empresas”, concluiu.
Norma Rodrigues, directora-geral da AIP, anunciou algumas alterações para o próximo MOVE PME, entre as quais novas áreas, que passam pela “Indústria 4.0, Gestão da Inovação e Optimização de recursos financeiros”.