uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa do Vinho do Cartaxo com pão a acompanhar
Pedro Magalhães Ribeiro (ao centro) volta a ser o anfitrião da Festa do Vinho do Cartaxo

Festa do Vinho do Cartaxo com pão a acompanhar

Pavilhão municipal vai ser o centro do certame que decorre de 30 de Abril a 5 de Maio. A inauguração está prevista para as 18h00 de 30 de Abril com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, das entidades oficiais e convidados e será animada com a actuação da Tuna da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique.

A Festa do Vinho está de regresso ao Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo de 30 de Abril a 5 de Maio. A Câmara do Cartaxo, organizadora do evento, voltou a desafiar produtores e a convidar enólogos e instituições de ensino a marcarem presença no certame, apostando num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho e demonstrações de cozinha ao vivo. As tasquinhas prometem o melhor da gastronomia regional.
Depois de duas edições a juntar vinho e chocolate, este ano o certame apresenta um novo convidado de honra – o pão. Durante seis dias, os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos e o pão vai ocupar bancas e ateliês. Uma das novidades é a possibilidade dos visitantes poderem pôr literalmente as mãos na massa numa padaria verdadeira, toda equipada.
O certame abre portas na sexta-feira, 30 de Abril, a partir das 15h45, com o seminário “Da Vinha ao Vinho, Porque não com Pão”, que vai pôr à conversa os profissionais do sector. O seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2018 do Melhor Vinho na produção do concelho do Cartaxo e da região Tejo.
A inauguração está prevista para as 18h00 de 30 de Abril com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, das entidades oficiais e convidados e será animada com a actuação da Tuna da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique. Segue-se, pelas 19h30, uma prova comentada de vinhos com pão com os professores António Gaspar, Tânia Reis e Nadine Jeremias do Curso Profissional e CEF de Restaurante/ Bar e do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, da Escola Secundária do Cartaxo. O showcooking é inaugurado pelas 21h00. A noite continua nas tasquinhas com um concerto dos The Pilinha.

Desfile, ateliês de pão e muita música
Na quarta-feira, 1 de Maio, o dia é dedicado ao Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros num desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo e da banda da Sociedade Filarmónica Incrível Cartaxense. No recinto da festa realiza-se, a partir das 15h00, o Festival de Folclore Infantil. Durante a tarde, destaque ainda para três provas comentadas de vinhos. Pelas 22h00, as tasquinhas acolhem o concerto “Há Fados no Cartaxo”, com vários fadistas da terra.
Na quinta-feira, dia 2, pelas 15h30, decorre uma acção de sensibilização em segurança alimentar para empresários da restauração no Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar (CFPSA). Mais tarde, pelas 21h30, actua o Grupo de Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense. Na sexta-feira, dia 3, destaque para o River Night Party com o DJ Vassalo, a partir das 22h00. Os vinhos do Casal da Fonte vão ser postos à prova pelas 19h00.
No sábado, dia 4, destaque para um ateliê de panificação Pão-Tradição-Formação (14h00), no CFPSA. O Dojo Amicale do Cartaxo vai animar a tarde de sábado. Pelas 16h00, há oficina do pão com a nutricionista Elisabete Duarte e, à mesma hora, a zona de showcooking recebe a sessão de showcooking “Caralhotas em Harmonização com o Vinho de Almeirim”. Mais tarde, pelas 19h00, é a vez da Câmara da Azambuja proporcionar a sessão de showcooking “Azambuja Terra do Torricado”. Os vinhos da Quinta da Ribeirinha vão ser postos à prova e comentados (17h00) e às 19h00 vão estar em prova os vinhos da Casa Paciência. A noite vai ser animada com o concerto dos One Vision – Tributo aos Queen (22h00).
No domingo, dia 5, destaque para a oficina de pão com a nutricionista Elisabete Duarte, pelas 16h00, e a actuação da Orquestra da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta. Durante a tarde, há ainda duas provas comentadas de vinhos e uma sessão fotográfica dedicada ao Dia da Mãe, pelo 12º aniversário da Revista Dada.

Praça de Toiros celebra 145.º aniversário

A Praça de Toiros do Cartaxo vai celebrar o seu 145.º aniversário com uma corrida de toiros. Em praça vão estar os cavaleiros Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Paulo Jorge Santos, David Gomes, Parreirita Cigano e Verónica Cabaço, que vão lidar seis toiros das ganadarias J. L. Vasconcellos e Souza D’Andrade. A pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores do Ribatejo, da Chamusca e do Cartaxo.

Festa do Vinho do Cartaxo com pão a acompanhar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques