uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escolas da Lezíria do Tejo têm o primeiro laboratório móvel do país
O laboratório móvel foi equipado de acordo com as sugestões apresentadas pelos professores

Escolas da Lezíria do Tejo têm o primeiro laboratório móvel do país

Autocarro vai levar as novas tecnologias aos alunos das freguesias

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) inaugurou na sexta-feira, 12 de Abril, o Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Um autocarro devidamente equipado que vai levar a ciência e as novas tecnologias sobre rodas às escolas de muitas freguesias da região.
Para o presidente da CIMLT, Pedro Ribeiro, este laboratório móvel - o primeiro no país – é uma alternativa às salas do futuro que estão a ser construídas em escolas dos principais centros urbanos e vai também permitir que os alunos aprendam enquanto brincam. Durante a cerimónia, o autarca recordou ainda que este projecto saiu do papel graças a um trabalho conjunto entre agrupamentos de escolas e os 10 municípios envolvidos, classificando-o como um dos investimentos mais importantes que a CIMLT fez.
Para já, referiu o presidente da CIMLT, numa primeira fase o novo autocarro transformado em laboratório móvel está pensado para os alunos mais novos, mas poderá evoluir, abrangendo outros níveis de ensino. O equipamento insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT). Um projecto que representa um investimento de cinco milhões de euros, com comparticipação comunitária, e que inclui a construção de salas de futuro nos 19 agrupamentos de escolas abrangidos.
Para Pedro Ribeiro, depois do investimento de cerca de 40 milhões de euros na construção e reabilitação de escolas na região, realizado no anterior quadro comunitário de apoio, criando “condições físicas para o século XXI”, era agora necessário apostar na capacitação e em técnicos que possam dar resposta a novos problemas.
O interior da viatura foi equipado de acordo com as sugestões apresentadas pelos professores que participaram nos workshops para concepção do projecto. No laboratório móvel, os alunos encontram várias áreas de trabalho, tais como ciências, robótica, fabricação digital – impressora 3D, drones, mecânica e realidade aumentada. Pretende-se, através da experimentação, fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências.
No terceiro período escolar, que se inicia depois da Páscoa, o laboratório móvel começar a passar pelas escolas para que as crianças possam experimentar, estando previsto o arranque em pleno no próximo ano lectivo.

Escolas da Lezíria do Tejo têm o primeiro laboratório móvel do país

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques