uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Galp avança para o controlo total da Tagusgás
Sede da Tagusgás foi inaugurada em 2016 pelos secretários de Estado da Energia e da Indústria, com o administrador José Eduardo Carvalho e presidente da Câmara do Cartaxo Pedro Ribeiro

Galp avança para o controlo total da Tagusgás

Empresa que distribui gás natural no distrito de Santarém está instalada no Cartaxo. A Tagusgás está instalada no Cartaxo e é a distribuidora de gás natural no distrito de Santarém e Portalegre. Com este negócio a Galp fica com 99,36% do capital social da empresa e o restante pertence a câmaras municipais.


A Galp Gás Natural Distribuição acordou com a Gásriba comprar 58,03 por cento da Tagusgás que tem a concessão da distribuição de gás natural no distrito de Santarém. O acordo envolve 32 milhões de euros, segundo informação divulgada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A empresa, que também distribui gás no distrito de Portalegre, está instalada no Parque de Negócios do Cartaxo.
Quando a transacção for concretizada, depois de sujeita a aprovação dos reguladores, a Galp Gás Natural Distribuição passará a deter 99,36% do capital social da Tagusgás, uma vez que actualmente já detém 41,33%. Com esta aquisição ficam apenas na estrutura accionista os municípios que entraram inicialmente na constituição da empresa com uma quota perfeitamente residual.
A Galp compra as acções que são detidas pelo fundo financeiro ECS, que há uns seis anos tinha adquirido as quotas de várias empresas que tinham entrado no capital social na altura da constituição da Tagusgás. Como foi o caso da Renova e do Grupo Lena.
Para a aquisição do capital detido pelo fundo ECS concorreram vários interessados, entre os quais a REN e um fundo detido por Pires de Lima e Sérgio Monteiro. Se a aquisição for autorizada, a Galp passa a ter uma posição dominante na distribuição de gás natural, sendo dona de cinco concessionárias, já que restam apenas no sector a REN e a Dourogás, que não são detidas pela empresa.
O negócio ainda tem de ser analisado e autorizado pela Autoridade da Concorrência, bem como pelo Ministério do Ambiente. A Galp Gás Natural Distribuição é a principal distribuidora de gás natural em Portugal, tendo o “controlo de oito das onze empresas de distribuição de gás natural em Portugal”, refere o comunicado divulgado ao mercado. A Tagusgás é certificada no âmbito de Ambiente, Qualidade e Segurança, pela entidade certificadora APCER, desde Abril de 2004.
A empresa já investiu mais de 110 milhões de euros desde que iniciou a sua actividade em 1998 e transporta anualmente mais de cento e vinte milhões de metros cúbicos de gás natural, fornecendo as principais empresas da região. A Tagusgás tem mais de 38 mil pontos de entrega, 181 dos quais consomem mais de dez mil metros cúbicos por ano.

Galp avança para o controlo total da Tagusgás

Mais Notícias

    A carregar...