uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Colectividades são fundamentais na dinamização e valorização do concelho de Abrantes
foto DR Objectivo do Finabrantes é apoiar a manutenção das actividades realizadas pelas associações

Colectividades são fundamentais na dinamização e valorização do concelho de Abrantes

Município assinou contratos do programa Finabrantes que envolvem 79 associações e um apoio global no valor de meio milhão de euros.

A Câmara de Abrantes vai apoiar este ano 79 colectividades do concelho das áreas da Cultura, Juventude, Acção Social, Eventos e Desporto num valor total de 500.374,08 euros. As colectividades da área da Cultura recebem 149.789,92 euros; Juventude – 18.724,90 euros; Acção Social – 82.583,42 euros; Eventos – 72.810,08 euros. A sessão de assinatura dos contratos-programa relativos ao programa de apoio a colectividades, o Finabrantes, decorreu na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes, no dia 7 de Maio.
O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), considerou o momento muito importante para o movimento associativo do concelho uma vez que para o executivo municipal as associações e colectividades desempenham um papel fundamental na dinamização e valorização das comunidades.
Manuel Valamatos recordou que antes do ano 2000 o apoio da câmara municipal era circunstancial e avulso e que foi em 2001 que arrancou o primeiro programa de apoio às associações desportivas. “O Findesp foi o primeiro programa específico para apoiar financeiramente a actividade desportiva”, recordou. Esse programa de apoio alargou-se, mais tarde, a outras áreas.
O autarca sublinhou a equidade com que a câmara municipal apoia todas as associações que apresentem a mesma taxa de execução, dentro da igualdade, transparência, moralidade, ética e princípios. Valamatos apelou à continuidade do empenho e dedicação de pessoas voluntárias que abdicam muitas vezes da vida pessoal a favor da comunidade. O autarca aconselhou as associações a procurarem apoio logístico junto das juntas de freguesia no desenvolvimento das actividades que realizam ao longo do ano.
O objectivo do Finabrantes é apoiar a manutenção das actividades realizadas pelas diferentes entidades nas áreas do Desporto, Eventos, Juventude, Acção Social e Cultura, de forma regular e diversificada. “O apoio financeiro que a Câmara de Abrantes dá às colectividades deve-se ao facto destas serem pilares fundamentais de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades das comunidades locais”, referiu.

Colectividades são fundamentais na dinamização e valorização do concelho de Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...