uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O sobreiro enquanto símbolo nacional é o destaque da Feira da Cortiça de Coruche

Município consolida a sua posição de agregador de toda a fileira da cortiça. Coruche volta a assumir-se como a Capital Mundial da Cortiça e escolhe para tema da décima primeira edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, o Sobreiro, enquanto símbolo nacional. O Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva vai estar presente na abertura do certame.

A XI edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça realiza-se em Coruche de 30 de Maio a 2 de Junho e este ano a importância do certame é reforçada com a comemoração do décimo aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
O sobreiro, enquanto símbolo nacional, é o grande foco das diversas conferências e debates que irão ter lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, considerando o seu papel para todo o ecossistema, bem como no combate às alterações climáticas e enquanto produtor de uma matéria-prima única no mundo, que eleva Portugal como líder mundial.
Na nota de imprensa sobre o certame é referido também que a continuidade da aposta do município de Coruche na organização da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, é uma forma de consolidar a posição do concelho, da região do Ribatejo e Alentejo e de Portugal, na fileira da cortiça no contexto internacional, reforçando a liderança de um sector fulcral para a economia local e nacional.
Nesta edição, marcada pelo 10º aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, pretende-se reforçar o papel que esta estrutura tem na valorização do montado de sobro como nicho ecológico e económico de grande valor e enquanto elemento agregador de toda a fileira da cortiça, constituindo uma plataforma de apoio aos produtores florestais, industria, associações setoriais, empreendedores e investigadores.

Um vestido de cortiça com 17 metros de comprimento
São inúmeros os motivos para uma visita à FICOR. Por um lado, as provas de vinho no espaço Wine & Cork, no qual se pretende fortalecer a ligação do vinho à cortiça e onde os visitantes terão a oportunidade de participar nas Conversas sobre o Vinho, com o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira e, por outro, o espaço Sabores do Montado, especialmente dedicado à gastronomia e aos sabores deste ecossistema, com especial destaque para os cogumelos, espargos, túberas e também para a bolota.
“Cortiça – Moda e Inovação” será o tema da exposição patente no 1º piso do espaço da FICOR, onde iremos revisitar os coordenados dos últimos 10 anos do desfile de moda Coruche Fashion Cork, desenhados por designers de renome; mas o grande destaque desta exposição será a apresentação do maior vestido de fio de cortiça, com 17m de cumprimento, concebido pela CASA GRIGI, pioneira no uso de fio de cortiça em vestuário, reconhecida internacionalmente pelo carácter inovador e design contemporâneo.
Paralelamente são muitas as actividades que completam o programa da 11ª edição da FICOR, com a realização de excelentes espectáculos, dos quais se destacam o momento de stand up comedy com Rouxinol Faduncho, os concertos com Olavo Bilac e Raquel Tavares e já o habitual desfile de moda Coruche Fashion Cork, que este ano conta com a participação especial do designer Ricardo Andrez, estando a apresentação a cargo de Débora Monteiro. Serão ainda exibidos os projectos e ideias candidatas ao concurso de Ideias e Criatividade, no âmbito do projecto PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”.
Os momentos de evasão e desportivos têm ainda grande destaque nesta edição com a realização de passeios pedestres pelo montado, bem como a realização da consagrada Corrida das Pontes e da Família, que já conta com 15 edições. Para encerrar o programa da FICOR irá realizar-se uma corrida de toiros, lidada a solo pelo cavaleiro coruchense João Ribeiro Telles Jr.

Promover a reciclagem de rolhas

A FICOR contempla ainda espaços e actividades dedicados aos mais novos, considerando que se comemora no dia 1 de Junho, o Dia Internacional da Criança, mas também o Dia do Sobreiro, estando previsto o lançamento da campanha de sensibilização “Rolhas por um Sobreiro”, com o objectivo de promover a reciclagem de rolhas de cortiça, em parceria com a Quercus.

Mais Notícias

    A carregar...