uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Refood Santarém quer alimentar quem precisa combatendo o desperdício
Recolher sobras dos restaurantes e distribuir por quem mais precisa é um dos objectivos da Refood Santarém

Refood Santarém quer alimentar quem precisa combatendo o desperdício

O lançamento do projecto vai decorrer no dia 30 de Maio, na Casa do Campino, a partir das 21h00. No dia 1 de Junho será inaugurado o novo centro de operações. Ambos os momentos são abertos à população.

O projecto de solidariedade Refood vai ganhar um novo fôlego em Santarém. O projecto não é novo na cidade, mas tem estado praticamente parado desde há quatro anos. Para dar a conhecer à população, a organização da Refood vai promover uma reunião no dia 30 de Maio, na Casa do Campino, a partir das 21h00. A novidade passa também pelo novo centro de operações da associação, espaço que foi cedido pela Santa Casa da Misericórdia, no Largo dos Pasteleiros, que vai ser inaugurado dia 1 de Junho. Ambos os momentos são abertos à população.
A diferença deste projecto para os demais já existentes passa por ter dois propósitos: por um lado, combater o desperdício alimentar e, por outro, alimentar famílias. “A nossa acção passa por, numa primeira fase, ir às fontes de alimento, por exemplo restaurantes aderentes, recolher as sobras das refeições evitando que estas sigam para o lixo, pois estão em excelentes condições de serem consumidas. Numa segunda fase, já no centro de operações, dividimos os alimentos em recipientes e, por fim, atribuimos às pessoas que se dirigem até nós", explicou Vítor Silva, da organização da Refood.
Cada voluntário que pretenda envolver-se neste projecto pode escolher a área de acção. Ou seja, pode optar por fazer o resgate dos bens alimentares nos restaurantes ou estar no centro de operações a dividir as refeições ou ainda participar na entrega dos alimentos às famílias.
Para que esta realidade seja possível falta agora angariar o “combustível” deste movimento sem fins lucrativos: os voluntários. Neste momento a Refood conta com 20 voluntários e 20 fontes de alimento que aderiram ao projecto, mas são precisos muitos mais, adverte Vítor Silva.
Ao longo destes quatro anos de pouca actividade, a associação tem apenas contado com uma grande acção por ano, a convite do CNEMA, que passa pela recolha de alimentos durante a Feira Nacional de Agricultura, onde têm conseguido recolher cerca de três toneladas de alimentos, em cada ano, que foram entregues a instituições de solidariedade da cidade. Mensalmente, desde há cerca de seis meses, têm feito o "resgate" de alimentos em alguns restaurantes que são entregues a cinco instituições da cidade.
O objectivo é arrancar em força a partir de 30 de Maio na cidade de Santarém. Caso o projecto corra como a organização deseja, com a captação de voluntários, o objectivo futuro passará por estender o trabalho a todo o concelho de Santarém e também a alguns concelhos limítrofes.

Refood Santarém quer alimentar quem precisa combatendo o desperdício

Mais Notícias

    A carregar...