uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Neste século a Chamusca tem perdido mais de cem habitantes por ano”
Pedro Braz Técnico de Recursos Humanos - A Persistente Artes Gráficas - Chamusca

“Neste século a Chamusca tem perdido mais de cem habitantes por ano”

Pedro Braz - Técnico de Recursos Humanos - A Persistente Artes Gráficas - Chamusca

Gosto da Ascensão na Chamusca e sempre que tenho oportunidade assisto às largadas de touros. Não me recordo de alguma vez ter apanhado algum susto. Tenho o meu q.b. de afición mas não sou de me aventurar muito. Em termos de formato não mudava nada na Semana da Ascensão. A única alteração que faria seria a nível artístico.
O futuro da Chamusca é preocupante. Os dados falam por si. Desde 2001 perdemos em média mais 100 habitantes por ano. Somos um concelho com uma enorme percentagem de população envelhecida. Segundo os últimos dados já existem cerca de 275 idosos por cada 100 jovens, situação que se tem vindo a agravar com o passar dos anos. Se nada for feito só irá piorar.
A única forma de evitar a desertificação do concelho é com mais incentivos do governo, captação de investimento e com a criação de emprego mais especializado. A maior parte dos jovens do concelho que termina o ensino superior não encontra no concelho oportunidades na sua área. A construção da nova ponte sobre o Tejo entre Chamusca e Golegã e a conclusão do IC3 poderiam ajudar a tornar o concelho mais atractivo. O concelho da Chamusca tem que merecer mais atenção do poder político, quanto mais não seja porque está a ajudar a resolver um problema nacional. Não nos podemos esquecer que temos o Eco Parque do Relvão onde estão instalados dois Centros Integrados de Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos - CIRVER.
Mesmo que pudesse não mudava de terra porque esta é a minha terra mas têm que ser criadas condições para a fixação dos jovens. Se me perguntam se sou bairrista direi que sim, já que há mais de 30 anos que vivo no chamado Bairro na Chamusca.

“Neste século a Chamusca tem perdido mais de cem habitantes por ano”

Mais Notícias

    A carregar...