uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim vai ser maior produtor de cenoura bebé da Europa
Presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro; empresário Yannick Le Mintier; administradora da AICEP, Madalena Silva e secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias

Almeirim vai ser maior produtor de cenoura bebé da Europa

Investimento de 50 milhões de empresa americana vai criar 183 postos de trabalho. Empresário já se associou à organização de produtores Torriba, sedeada em Almeirim. A agroindústria com tecnologia única em Portugal vai exportar toda a produção.

Almeirim vai ter uma agroindústria de exportação de cenouras bebés com uma tecnologia única em Portugal. O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, refere que este investimento de cinquenta milhões de euros fará de Almeirim “o maior produtor de ‘baby-carrot’ (cenouras bebé) da Europa”, valorizando os recursos com uma oferta diversificada. O contrato entre a americana 52-Fresh e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) que estabelece incentivos do Estado português foi assinado na terça-feira, 25 de Junho, na câmara municipal.
A produção de cenoura vai toda para exportação num volume de 35 milhões ao ano, segundo revelou o secretário de Estado. A fábrica vai ficar instalada em terrenos da Quinta da Alorna, na freguesia de Fazendas de Almeirim, no actual eucaliptal na estrada de acesso da localidade à Estrada Nacional 118 e ao IC10. Prevê-se que a fábrica comece a ser construída no Outono e que vá criar numa primeira fase 183 postos de trabalho, dos quais 42 são altamente qualificados.
O empresário Yannick Le Mintier, que tem instalações na Califórnia, já vinha há cerca de quatro anos a conversar com a Câmara de Almeirim e com a AICEP para a instalação da indústria numa zona de terrenos dos melhores que existem na Península Ibérica em termos de produção. Para o presidente da câmara, Pedro Ribeiro, este investimento é importante não só do ponto de vista da criação de postos de trabalho, mas também como factor de diversificação da agricultura do concelho de Almeirim e da região. O empresário está a fazer contactos no sector e já se tornou associado da Torriba - Organização de Produtores de Hortofrutícolas, fundada em 1997 e sedeada no concelho de Almeirim. Uma das mais dinâmicas da região e do país.
Pedro Ribeiro desejou que a unidade industrial dure muitos anos, que faça muito dinheiro e através dos impostos contribua para a qualidade de vida do concelho. O projecto dedicado exclusivamente à exportação teve um bom acolhimento da AICEP, que o considerou importante para o país, por ter como condições fundamentais o facto de ser um investimento seguro, sustentável e orientado para a exportação.
A empresa será a segunda maior empregadora do concelho, segundo revelou o presidente da autarquia, salientando que a introdução deste produto na região contribui para a rotação de culturas, “o que é muito importante do ponto de vista ambiental”. Pedro Ribeiro antevê que os postos de trabalho vão ser multiplicados também por postos de trabalho indirectos. O secretário de Estado sublinha que se juntar o talento ao valor que estas terras do Vale do Tejo têm, consegue-se investimentos no agroindustrial e outros. Nos últimos quatro anos a AICEP contratualizou investimentos de 2,7 mil milhões de euros.
A fábrica vai ter tecnologia que não existe em Portugal, segundo revelou o governante, o que constitui uma mais-valia, “que acrescenta valor à nossa gente”. Para a captação do investimento para Almeirim contribuiu a oferta que a cidade tem em termos de serviços de saúde, educação, cultura e desporto. O concelho de Almeirim registava em Maio 395 desempregados, segundo as estatísticas do Instituto de Emprego.

Almeirim vai ser maior produtor de cenoura bebé da Europa

Mais Notícias

    A carregar...