Cavaleiro Andante
Quando mija um português...
Como se já não bastasse a Chamusca ter um “quero, posso e mando” como presidente da câmara, os tiques autoritários parecem estar a afectar também o presidente da assembleia municipal, Joaquim Garrido (PS). Na última sessão da assembleia, Garrido foi questionado pela bancada do PSD/CDS porque não constava na acta da reunião de Fevereiro que o presidente da câmara Paulo Queimado e os vereadores do PS tinham abandonado a sala quando eram interpelados pelo presidente da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, Rui Martinho (PSD/CDS), que assim ficou ‘a falar sozinho’. Joaquim Garrido puxou dos galões e afirmou que não era obrigatório estar em acta tudo o que se passa nas sessões. E disse mesmo, sem se rir, que poderia ter dado vontade de ir à casa-de-banho aos três autarcas ao mesmo tempo. Afinal de contas, como diz o povo, quando mija um português, mijam logo dois ou três...
Cavaleiro Andante | 03-07-2019
Ai se o PAN sabe...
A Feira Mostra do Concelho de Mação tem este ano no programa um “Encontro de cães com largada de perdizes”, marcado para a manhã de sábado, 6 de Julho. Com a causa animalista a ganhar cada vez mais adeptos (e votos para o partido PAN, que é seu porta-estandarte), o Cavaleiro Andante tem que reconhecer que (à falta de touradas) esta é a actividade menos politicamente correcta do extenso e eclético programa das festas em Mação. Porque juntar cães e perdizes não pode dar bom resultado, pelo menos para um dos lados...
Cavaleiro Andante | 03-07-2019
Ministro da Agricultura assobiado na corrida da CAP.
A corrida de toiros da CAP realizada durante a Feira da Agricultura, em Santarém, tinha casa quase cheia graças aos bilhetes oferecidos pela organização, mais os oferecidos pela câmara municipal (este ano o CNEMA ofereceu bilhetes para a corrida a todos os expositores da Feira, o que foi considerado um gesto de grande altruísmo, já que o negócio correu mal para a maioria dos expositores). Só assim se percebe que o convidado principal da organização, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, tenha levado uma estrondosa assobiadela na hora de ser brindado com uma pega pelos Forcados Amadores de Santarém. O Cavaleiro Andante sabe que o ministro terá dito a sorrir para o presidente do CNEMA, na hora de engolir a assobiadela, que estava habituado a ouvir o vento na campina alentejana e que a música era muito parecida.
Cavaleiro Andante | 02-07-2019
Aluga-se!
Durante a cerimónia de entrega dos “Prémios Turismo do Alentejo e Ribatejo”, o presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, referiu, pela enésima vez, que faz em média 13 mil quilómetros por mês no âmbito da sua actividade e que é por isso que costuma dizer que o seu gabinete de trabalho é o carro. O Cavaleiro Andante registou, mais uma vez, e deixa uma sugestão. Porque não alugar o gabinete? Evitava que estivesse às moscas e a ganhar pó e sempre ajudava a pagar as despesas com o combustível...
Cavaleiro Andante | 30-06-2019
Ricardo de pedra e cal.
Há já algumas semanas que circulam rumores em Santarém de que o presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), iria deixar a autarquia em breve para abraçar um desafio no sector privado. Um rumor que fonte próxima do autarca garantiu ao Cavaleiro Andante não ter qualquer fundamento, dizendo que deve ter origem em alguém que quer ver Ricardo pelas costas, pois receia mais uma derrota eleitoral nas próximas autárquicas.
Cavaleiro Andante | 30-06-2019
Ideia... flutuante.
Durante a última sessão da Assembleia Municipal de Coruche o presidente da Câmara, Francisco Oliveira, admitiu que os “rails” de protecção que foram colocados na curva junto à Nossa Senhora do Castelo tinham deixado o local bastante feio. “Até já pensei em revesti-los com cortiça”, confessou. O Cavaleiro Andante, que já viu ideias bem piores serem co-financiadas, sugere que o autarca registe já a patente, não vá alguma “startup” fazê-lo, e apresente uma candidatura a um dos muitos programas de incentivos. Com tanta vontade que o Governo tem de mostrar que apoia a inovação e com eleições à porta...nunca se sabe!
Cavaleiro Andante | 29-06-2019
Bota abaixo!
Durante o concerto de Cordis & Vitorino, na quinta-feira, 20 de Junho, que marcou a abertura do In.Santarém, todos os músicos fizeram questão de parar o espectáculo por momentos para degustar um copo de vinho do Tejo. Uma medida que se revelou oportuna e assisada, porque a noite estava fresca e porque nunca se deve rejeitar uma boa ‘pomada’...
Cavaleiro Andante | 28-06-2019
Virar o cu para Norte é problemas pela certa.
Na inauguração da Startup Ribatejo, em Ourém, o Cavaleiro Andante aprendeu mais numa hora de conversa com um empresário da terra que num mês a beber copos ao fim da tarde com os espertalhões da minha santa terrinha. Diz a mulher do meu anfitrião que “quando viram o cu para norte os problemas ficam sempre por resolver”. O que a frase quer dizer, trocando por miúdos, é que quando os assuntos são encaminhados para as gentes do norte não há esperas inúteis; toda a gente trabalha e empenha-se no trabalho. Quando se fala com Lisboa a coisa pia mais fino: são dois dias para atenderem o pedido e mais uns quantos para o despacharem. Mas a conversa não ficou por aqui; “Sabe porque é que eu e o meu pessoal em vez de irmos às compras a Santarém vamos a Leiria? Porque se eu chegar dez minutos antes das sete da tarde a Santarém já encontro toda a gente a varrer o chão; se eu chegar cinco minutos depois das sete a Leiria, e me encostar às montras, quase toda a gente vem à porta perguntar-me se eu preciso de alguma coisa”.O empresário em causa tem uma das maiores empresas do concelho de Santarém, ali para os lados de Alcanede, e diz que se mata todos os dias para conseguir gente que queira trabalhar.
Cavaleiro Andante | 27-06-2019
Destaques
Cinco dias de greve na João de Deus contra o trabalho precário
Protesto abrange cerca de metade dos quase 500 trabalhadores da fábrica de radiadores sediada em Samora Correia, que protestam por melhores salários e pelo fim dos vínculos de trabalho precários.
Edição de 03-07-2019
Central de Cervejas apoia 400 famílias carenciadas do concelho de Vila Franca de Xira
Em 13 anos a empresa contribuiu com um milhão e quatrocentos e vinte mil euros no apoio a famílias em situação socioeconómica precária.
Edição de 03-07-2019
Festa dos Tabuleiros é um casamento perfeito entre o sagrado e o profano
Com origens no culto ao Espírito Santo, o acontecimento mais simbólico e famoso de Tomar tornou-se um evento de massas onde os cortejos e os concertos musicais atraem multidões. A cidade está em festa de 29 de Junho a 8 de Julho.
Edição de 03-07-2019