uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Convento de Cristo recebe exposição do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral

“A Ética das Coisas - Bartolomeu Costa Cabral 1953-2012” vai estar patente nas três Salas do Noviciado até 15 de Setembro.

O Convento de Cristo, em Tomar, recebe, a partir de sábado, 29 de Junho, e até 15 de Setembro, uma exposição retrospectiva e biográfica do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, para a qual foram seleccionados 18 dos seus projectos.
“A Ética das Coisas - Bartolomeu Costa Cabral 1953-2012” vai estar patente nas três Salas do Noviciado, no monumento classificado como Património da Humanidade desde 1983, mostrando “uma expressiva parte da obra deste arquitecto que se destaca, entre outros, pelos seus trabalhos no domínio da habitação, do urbanismo e do equipamento educativo”, refere um comunicado do Convento de Cristo.
Num espaço “intimamente ligado à família” do arquitecto – a parte residencial do antigo convento foi a morada do seu avô Bartolomeu antes da reaquisição desta pelo Estado, em 1939 -, vão ser mostrados projectos da autoria de “uma das figuras de proa da viragem do movimento moderno da arquitectura portuguesa”, realçou a directora do Convento de Cristo, Andreia Galvão.
Louvando a iniciativa da Ordem dos Arquitectos/Secção Regional Sul, que organiza a exposição em parceria com a Direção Geral do Património Cultural/Convento de Cristo, a directora afirmou que esta é uma “homenagem mais que merecida a uma grande figura da arquitetura portuguesa”.
Bartolomeu Costa Cabral, actualmente com 90 anos, vai estar presente na cerimónia que assinalará, no sábado, a abertura da exposição que mostrará alguns dos projectos da sua autoria, lembrando Andreia Galvão que foi coautor, com Manuel Tainha, do edifício do Instituto Politécnico de Tomar, e que colabora com a iniciativa, nomeadamente, na parte da fotografia.
Salientando a “vivacidade de espírito” de Bartolomeu Costa Cabral, a directora do Convento de Cristo referiu a satisfação por esta exposição acontecer num edifício “que lhe diz muito”.
Bartolomeu da Costa Cabral fez a sua formação na Escola de Belas Artes de Lisboa (onde foi professor, tendo ainda leccionado no ISCTE), salientando a directora do Convento de Cristo a “dedicação de uma vida” à arquitectura e a pertença a uma “geração empenhada no bem-estar da comunidade e da sociedade”, a “tal ética da arquitectura”, que dá nome à exposição.

Mais Notícias

    A carregar...