uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abaixo-assinado reclama conclusão de obras em avenida de VFX
As obras pararam e deixaram inacabados passeios e pavimentos

Abaixo-assinado reclama conclusão de obras em avenida de VFX

Documento foi entregue pela CDU na junta de freguesia, mas a responsabilidade pela empreitada é da câmara municipal, que diz que a empreitada vai prosseguir após as festas do Colete Encarnado.

Um abaixo-assinado, subscrito por duas centenas de pessoas foi entregue pela CDU na Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira a exigir a conclusão das obras na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, nessa cidade. As obras são da responsabilidade do município, pelo que o presidente da junta, João Santos (PS), estranha que a CDU tenha feito chegar o comunicado àquela autarquia, ao invés de o entregar à câmara municipal. “Não é coerente e acredito que tem apenas um fundo de natureza político-partidária”, refere o presidente de junta.
A Câmara de Vila Franca de Xira esclarece que a obra foi dividida em duas fases, a primeira a cargo dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), já concluída, e a segunda da responsabilidade da autarquia, num investimento global superior a 430 mil euros. O município adianta ainda ao nosso jornal que a obra vai ser retomada logo após o Colete Encarnado, festa que se realiza de 5 a 7 de Julho.
O vice-presidente da câmara, António Oliveira (PS) explicou, na última reunião do executivo municipal que o atraso nos trabalhos se prende exclusivamente com os prazos a cumprir pela legislação em vigor, uma vez que a segunda parte da intervenção, a realizar pela câmara municipal, implicou a realização de um concurso público. “Esta obra não podia ter sido concluída mais depressa”, reforçou António Oliveira, em resposta ao vereador da CDU, Mário Calado, depois deste afirmar que “poderia ter sido executada em menos tempo”, uma vez que está a causar transtorno aos moradores.
A intervenção foi suspensa em Março, mas há problemas que ficaram por resolver, como passeios destruídos e pavimento em mau estado. Fartos de esperar, moradores e comerciantes locais materializaram a sua insatisfação num abaixo-assinado posto a circular pela CDU a exigir uma solução. Foram recolhidas 202 assinaturas.
“É inaceitável o estado em que se encontra a avenida e os passeios, completamente destruídos, sendo inadmissível que permaneçam hoje sem qualquer perspectiva de recuperação”, lê-se no documento.
No abaixo-assinado entregue por Isabel Barbosa, da CDU de Vila Franca de Xira à junta de freguesia, para além da “requalificação imediata dos passeios” e pavimento da avenida, exige-se “a entrega a todos os moradores, serviços e comerciantes de uma informação com a data de todas as intervenções ainda necessárias”. Os subscritores pedem ainda o “reforço das condições de limpeza e manutenção do espaço público” na referida avenida.
Sobre o reforço na limpeza que o documento reclama, o presidente da junta considera que é mais “um jogo de palavras de carácter político”. “A limpeza está organizada e a funcionar muito bem na freguesia. Temos mantido o nosso ritmo de limpeza, mas estando aquele local em obras, claro que é mais difícil”, apontou João Santos.

Abaixo-assinado reclama conclusão de obras em avenida de VFX

Mais Notícias

    A carregar...