uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Militar da GNR de Salvaterra de Magos impede possível suicídio
Militar da GNR Ricardo Rosa já salvou quatro vidas

Militar da GNR de Salvaterra de Magos impede possível suicídio

Guarda conseguiu manietar jovem de 18 anos que pretendia acabar com a própria vida na ponte da Vala Real, em Salvaterra de Magos. Já não é a primeira vez que Ricardo Rosa ajuda a salvar vidas.

Um militar da GNR de Salvaterra de Magos conseguiu demover das suas intenções um jovem que aparentemente estava decidido a acabar com a própria vida na ponte da Vala Real, em Salvaterra de Magos. O guarda Ricardo Rosa, 42 anos, aproveitou a sua experiência profissional para acalmar o jovem de 18 anos enquanto não chegavam os colegas do posto de Coruche.
O caso ocorreu durante a manhã de quinta-feira, 20 de Junho. O guarda não estava fardado, mas decidiu intervir quando se apercebeu que havia um jovem que estava a ameaçar atirar-se ao rio Sorraia. Ricardo Rosa sabia que os colegas estavam num acidente na Estrada Nacional 118 e os agentes de Coruche ainda iam demorar cerca de 15 minutos a lá chegar.
O militar da GNR fingiu que estava ao telemóvel para se aproximar do jovem, que se encontrava descompensado e pendurado na ponte da Vala Real, e, em poucos minutos, conseguiu impedir que houvesse consequências mais trágicas. Ricardo Rosa, que foi bombeiro voluntários durante vários anos na corporação do Cartaxo, agarrou no jovem, que empunhava uma faca e tinha uma fita de plástico atada ao pescoço, e imobilizou-o até ser algemado e levado para o serviço de psiquiatria do Hospital de São José, em Lisboa.
Esta é a quarta vez que o militar da GNR de Salvaterra de Magos ajuda a salvar uma vida. Em Dezembro de 2010, uma mulher caiu e bateu com a cabeça no chão em Marinhais. Ricardo Rosa estava de patrulha, chegou primeiro que os bombeiros e conseguiu reanimar a vítima.
Dois anos depois, um homem de 57 anos entrou em paragem cardíaca ao ser picado por uma abelha em Salvaterra de Magos. O guarda natural de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim, voltou a pôr em prática os seus conhecimentos de primeiros socorros que ganhou enquanto foi bombeiro e iniciou as manobras de reanimação. Joaquim Pavoeiro, assim se chama a vítima, foi transportado para o Hospital de Santarém, onde acabou por ter alta no mesmo dia. “É sempre muito bom poder salvar uma vida. É algo que nunca mais nos sai da memória”, disse na altura o militar da GNR ao nosso jornal.
Já em 2014, uma mulher encostou o carro na berma da EN 114-3 para mudar um pneu. Quando Ricardo Rosa parou para a auxiliar, um outro veículo passou no local a alta velocidade e quase atropelou a mulher que foi salva pelo GNR. Na altura, o militar da GNR acabou por ficar com o braço fracturado.

Militar da GNR de Salvaterra de Magos impede possível suicídio

Mais Notícias

    A carregar...