Ourém quer melhores respostas na área da saúde e sonha com aeroporto na zona
Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, esteve presente nas cerimónias do Dia do Município em Ourém e ouviu alguns dos anseios dos autarcas locais.
O poder local é cada vez mais importante para a qualidade de vida e competitividade das regiões e o trabalho em rede é fundamental para alcançar esses objectivos. “Desde o 25 de Abril de 1974 que têm sido as câmaras e as juntas de freguesias a fazer com que nos municípios, em todo o país, existam melhores condições de vida para os seus cidadãos”. As palavras são da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, ex-presidente da Câmara de Abrantes, que marcou presença nas cerimónias oficiais do Dia do Município em Ourém, que decorreram na manhã de quinta-feira, 20 de Junho, feriado municipal.
Maria do Céu Albuquerque destacou o processo em curso de descentralização de competências referindo ser fundamental que os governantes possam estar mais próximos das pessoas, conhecendo os territórios, as pessoas e as oportunidades que as regiões oferecem.
Durante a sua intervenção o presidente da Assembleia Municipal de Ourém (AMO), João Moura (PSD), deixou alguns recados à secretária de Estado fazendo críticas sobre a área da saúde no seu concelho. “O povo de Ourém está muito mal servido na saúde, no sector público. Todos nós gostamos de Abrantes mas para Ourém é a solução que menos nos serve e Leiria não tem conseguido dar resposta à afluência de utentes”, referiu o político.
Maria do Céu Albuquerque respondeu que, quando foi presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, houve diversos investimentos na área da saúde para o concelho de Ourém, nomeadamente em algumas extensões de saúde e também na área da Educação.
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD/CDS), aproveitou a sessão para fazer um balanço do seu mandato à frente da autarquia. Enumerou as várias obras em curso no concelho, a conclusão da revisão do Plano Director Municipal e a constituição da empresa Tejo Ambiente que, diz, vai resolver os problemas que ainda existem ao nível do saneamento básico.
A Câmara de Ourém distinguiu os funcionários que completaram 25 anos ao serviço do município e entregou um conjunto de medalhas de ouro de mérito municipal a pessoas e entidades do concelho. Foi ainda entregue, pela primeira vez, a chave de honra da cidade de Ourém. A escolha deste ano foi para o povo de Ourém representado pelo presidente da AMO e os presidentes das juntas de freguesia do concelho. Da parte da tarde foram inauguradas as obras de requalificação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira.
João Moura continua a defender aeroporto em Tancos
João Moura continua a defender que um novo aeroporto de alternativa ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, seja construído na região Centro, nomeadamente em Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, aproveitando a base militar aí existente. O presidente da AMO considera que um aeroporto em Tancos vai potenciar o turismo religioso que se regista no concelho de Ourém devido a Fátima, que todos os anos traz milhões de turistas. Desta vez, João Moura defendeu também a base militar de Monte Real, no distrito de Leiria, como uma boa opção.
Muitos deputados presentes
A sessão comemorativa do Dia do Município em Ourém foi bastante concorrida com a presença de vários deputados da região eleitos à Assembleia da República. Nuno Serra (PSD), Duarte Marques (PSD), Patrícia Fonseca (CDS), António Gameiro (PS) e Carlos Matias (BE) ficaram sentados na primeira fila. O facto de se realizarem eleições legislativas daqui a pouco mais de três meses pode não ser alheio a esta adesão.