uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma lesão tirou-o dos relvados e levou-o para a cozinha
Adriano Andrade abriu a pizzaria Va Benne, em Ourém, há 14 anos e diz que negócio tem superado todas as expectativas

Uma lesão tirou-o dos relvados e levou-o para a cozinha

Adriano Andrade é dono de uma pizzaria em Ourém há 14 anos. Durante alguns anos usou os pés para ganhar a vida. Adriano Andrade imigrou do Brasil para jogar futebol em Fátima mas uma lesão pôs um fim precoce à sua carreira desportiva. Mudou de vida e algum tempo depois decidiu apostar no ramo da restauração. Um remate que deu em golo.

Adriano Andrade, 42 anos, era jogador de futebol na equipa da sua cidade, Barreiras [Bahia, Brasil], quando foi contratado para jogar no Centro Desportivo de Fátima. Já lá vão 19 anos. Jogava na posição de médio mas, alguns meses depois de ter chegado a Portugal, lesionou-se com gravidade e viu terminar abruptamente o sonho de uma carreira de sucesso nos relvados. Teve que recomeçar a sua vida de novo, o que garante não ter sido nada fácil. “Tive que mudar o chip. Estava focado no futebol, era o meu sonho, o que amava fazer. Depois da lesão tive que pensar no que iria fazer da minha vida. Ainda hoje não é fácil falar no assunto”, confessa a O MIRANTE.
Depois do futebol trabalhou como estucador durante um ano até que decidiu abrir o restaurante Boi Preto, em Ourém, onde a especialidade era rodízio de comida brasileira. Há 14 anos resolveu mudar e abriu o restaurante Va Benne, de comida italiana, em Ourém. Diz que foi a melhor decisão que tomou. “A maioria das pessoas aprecia comida italiana e no Brasil fazem-se pizzas com mais qualidade do que em Itália”, afirma, com um sorriso bem-disposto.
Adriano Andrade aprendeu a técnica e o segredo das pizzas e arriscou com o novo negócio, que tem superado todas as expectativas. No dia da entrevista com
O MIRANTE, o empresário estava a mudar a disposição de uma das salas para ter espaço para os mais de 20 jovens que nesse dia se juntaram para celebrar o final de mais um ano lectivo.
O espaço, com dois pisos e esplanada, tem capacidade para cerca de uma centena e meia de clientes. É um restaurante que enche com facilidade uma vez que os clientes são adeptos de comida italiana. O prato mais procurado é o rodízio de pizzas, com diversos sabores. A pizza chefe, com fiambre, bacon e cogumelos, é das pizzas mais procuradas pelos clientes. No entanto, também as massas fazem muito sucesso, desde a lasanha, cannelonis, esparguete à bolonhesa entre outros. A pizzaria Va Benne dispõe também do menu escolar e está ainda disponível para festas de aniversário.
O empresário considera que, depois de um período menos forte, o negócio está a correr bem e está a planear expandir os negócios. Em 2020 pretende abrir uma pizzaria na praia da Nazaré. Adriano Andrade já comprou a loja e o projecto já está na câmara municipal. Em Ourém, também no próximo ano, pretende inaugurar outro espaço gastronómico. Ainda não decidiu se será uma taberna ou uma tasca. Tem a certeza que será um restaurante típico, a fazer lembrar a época medieval, e funcionará perto da pizzaria.
A viver em Portugal há 19 anos, o empresário não pretende regressar ao Brasil. Só em férias para visitar a família. A última vez que visitou a família foi há seis anos. As saudades são muitas mas as novas tecnologias ajudam a combater essa saudade. Casado com uma portuguesa, tem dois filhos que nasceram cá. Não pretende sair de Ourém porque, garante, é uma cidade muito calma e onde as pessoas são muito simpáticas. “A cultura entre Portugal e Brasil tem algumas diferenças. Os brasileiros não reclamam tanto e aproveitam mais a vida. O português, mesmo se estiver com a carteira cheia de dinheiro, reclama”, afirma com uma gargalhada.
Admite que o facto de ter o restaurante a poucos quilómetros de Fátima, que todos os anos recebe milhões de turistas, ajuda a trazer mais clientes. A Internet e as redes sociais também ajudam a alavancar o negócio. “Hoje em dia é fundamental estar na Internet. Estamos nas redes sociais e temos um site onde divulgamos todos os nossos serviços. Isso ajuda a ter mais clientes”, realça, acrescentando que tem clientes de todo o país.

Uma lesão tirou-o dos relvados e levou-o para a cozinha

Mais Notícias

    A carregar...