Guarda Rios

Tarde azarada.
Numa só tarde cinco pessoas foram colhidas com gravidade pelos toiros que participaram nas largadas de Vila Franca de Xira, no sábado e, um pouco mais ao lado e praticamente ao mesmo tempo, uma rixa entre irmãos no bairro dos avieiros acabou à facada. Uma tarde azarada para muitos e de muito trabalho para polícia e bombeiros que tão cedo não sairá da memória colectiva. Ainda que nas largadas, como diz o povo, só é apanhado quem quer...
Guarda Rios | 16-07-2019


Já foste!
Um cavaleiro que estava numa das mangas das largadas de toiros em Vila Franca de Xira foi colhido por um toiro e logo nas redes sociais foram postas a circular imagens do cavalo a ser atingido. O cavaleiro encolheu-se e caiu mas o cavalo, que não tinha culpa nenhuma, teve menos sorte, sendo perfurado. O incidente aconteceu no mesmo dia, Sábado, em que, na praça de Coruche, outros toiros feriram o forcado Luís Fera do Aposento da Moita, os cavaleiros Ana Baptista e João Moura Júnior e provocaram uma fractura exposta a um dos cavalos, levando ao seu abate. Pareceu mesmo um... Golpe de Estado Taurino.
Guarda Rios | 16-07-2019

É preciso chamar a Comissão de Protecção de Dados??
Na última Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa a presidente da assembleia, Ana Paula Bayer, lembrou a necessidade de todos os eleitos darem os seus dados pessoais à mesa para poderem ser contactados no futuro. O Guarda Rios não sabe se, com a actual mania da protecção de dados, terá havido algumas objecções ao fornecimento daquelas informações mas tendo em conta que entre o que era solicitado estava o NIB, essencial para o pagamento das senhas de presença, acredita que ninguém falhou.
Guarda Rios | 14-07-2019

Copos re..u..quê??
Este ano a Câmara de Vila Franca de Xira tentou implementar a medida de introdução de copos reutilizáveis para minimizar o uso de plástico mas pouca gente aderiu. Prova disso foram as enchentes de copos descartáveis que se acumulavam no chão, nos caixotes do lixo e canteiros de flores da cidade. Parece que neste aspecto, apesar da evolução dos tempos e das mentalidades a tradição de falta de civismo...continua a ser respeitada!
Guarda Rios | 14-07-2019


Assim está bem!
Quem esteve no Colete Encarnado de Vila Franca de Xira este ano constatou o aumento significativo de turistas e visitantes durante o tradicional desfile pelas ruas da cidade na tarde de sábado. A enchente de gente estendeu-se ao longo de toda a rua Luís de Camões o que deve ter deixado os políticos da terra satisfeitos e orgulhosos pela promoção que foi feita este ano àquela que é considerada a maior festa do Ribatejo. Pelo menos, a julgar pela reacção ao Guarda Rios do presidente da junta de freguesia local, João Santos.
Guarda Rios | 13-07-2019


Made in Japan.
Quem esteve na homenagem ao campino na tarde de sábado no Colete Encarnado deve ter reparado numa quantidade fora do normal de cidadãos japoneses. Tratou-se de uma excursão vinda directamente daquele país para assistir às festas vilafranquenses e, do que o Guarda Rios pôde constatar, toda a gente gostou. E alguns até imortalizaram o momento em fotografia, para mais tarde recordar e mostrar, lá pelas bandas do sol nascente, o que são campinos e toiros...
Guarda Rios | 12-07-2019


Porta copos.
A homenagem ao campino é sempre um momento solene marcado por muito sol e calor e a última edição do Colete Encarnado não foi excepção. Por isso, não se estranha que alguns tenham precisado de beber umas cervejas para arrefecer os ânimos. Mas, como bons cidadãos, também não quiseram deitar as vasilhas para o chão, pelo que a solução imediata foi...usar os cornos do boi até, aparecer um caixote do lixo. Situação que até conseguiu... meter o bicho a chorar.
Guarda Rios | 11-07-2019

Destaques

Tejo Ambiente vai gerir água e saneamento em seis concelhos da região
Municípios de Tomar e Ourém são os maiores accionistas da nova empresa intermunicipal. Escritura decorreu na segunda-feira, 1 de Julho, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Empresa vai gerir os sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico de seis concelhos.
Edição de 17-07-2019

Mais cerveja com menos tempo e custos na fábrica de Vialonga
Sociedade Central de Cervejas aposta no aumento da produtividade. Investimento milionário na cervejeira de Vialonga vai aumentar a capacidade de produção e reduzir o impacto ambiental, numa altura em que a empresa vive preocupada com a escassez de mão-de-obra na região para poder continuar a crescer. Governo diz que a falta de pessoas para trabalhar é um bom indicador.
Edição de 17-07-2019