uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A opacidade de instituições que deviam ser transparentes

Quando procuro determinado tipo de informação nos sites oficiais dos municípios da região não a encontro e ela deveria estar disponível. Mesmo as actas das reuniões de câmara não estão sempre disponíveis, demorando muito tempo a ser colocadas online e na maior parte dos casos não são disponibilizados para consulta os documentos que estiveram presentes para discussão, o que é inaceitável dado que as reuniões são quase todas públicas, ou seja, se são públicas, tudo o que lá é discutido e apresentado não pode ser ocultado.
Também fico perplexo quando leio que há vereadores das oposições a quem não são facultados documentos essenciais para poderem deliberar e tomar posições políticas. É o cúmulo da falta de transparência. Os sites de entidades e organismos públicos padecem do mesmo mal, infelizmente.
A nossa República devia estar alicerçada na fiscalização das instituições políticas. O que se passa mostra que algo tão simples como isso continue a ser tão difícil de aceitar para os nossos políticos.
Claro que há a quem recorrer para aceder a determinadas informações mas esses organismos só deveriam existir para casos excepcionais.
Rui Fernando Vassalo

Mais Notícias

    A carregar...