
Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades
Estabelecimento de saúde destacou-se na avaliação da Entidade Reguladora da Saúde em áreas da Maternidade, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cardiologia.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) obteve classificações de excelência em áreas clínicas, no âmbito do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde. O estabelecimento de saúde teve classificações de duas e três estrelas, sendo que a pontuação máxima é três. Esta avaliação incidiu sobre 96 prestadores de cuidados de saúde.
O hospital destacou-se na Maternidade, nomeadamente no “Parto e cuidados pré-natais” e nos “cuidados neonatais”, especialidades onde obteve a classificação máxima, estando assim entre os treze melhores hospitais do país na área do parto e cuidados pré-natais e entre os 29 melhores nos cuidados neonatais. Com a abertura prevista para breve do novo bloco de partos, “Santarém posiciona os seus cuidados à maternidade entre os melhores do país”, refere o diretor clínico do hospital, Paulo Sintra.
A Cirurgia Geral, na área da “cirurgia do colon”, que está entre os 31 melhores, destacou-se também pela excelência clínica, “muito graças ao Centro de Referência em Cirurgia Oncológica do Recto recentemente acreditada”, sublinha o director. Outra especialidade que destacou foi a da Ginecologia. Com duas estrelas classificaram-se a Cardiologia, na área do Enfarte Agudo do Miocárdio, ficando o hospital entre os 27 melhores. Para este resultado contribuiu a Unidade de Coronárias, que pelas suas características é das poucas na região Norte de Lisboa.
Além das valências médicas, o hospital destacou-se ainda com classificação máxima ao nível da “Segurança do doente”, com destaque para a “avaliação da cultura e procedimentos relacionados com a segurança dos doentes”. Também com três estrelas ficou o item “Focalização no Utente”, que é, salienta o director clínico, um dos focos principais da actual administração. Paulo Sintra elogia todos os profissionais do hospital na sua “luta para reerguer o HDS apesar de todas as dificuldades diárias”.

Mais Notícias
Destaques

Tejo Ambiente vai gerir água e saneamento em seis concelhos da região
