uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades
Unidade de Coronárias contribuiu para uma boa classificação da Cardiologia

Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades

Estabelecimento de saúde destacou-se na avaliação da Entidade Reguladora da Saúde em áreas da Maternidade, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cardiologia.

Edição de 17.07.2019 | Sociedade

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) obteve classificações de excelência em áreas clínicas, no âmbito do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde. O estabelecimento de saúde teve classificações de duas e três estrelas, sendo que a pontuação máxima é três. Esta avaliação incidiu sobre 96 prestadores de cuidados de saúde.
O hospital destacou-se na Maternidade, nomeadamente no “Parto e cuidados pré-natais” e nos “cuidados neonatais”, especialidades onde obteve a classificação máxima, estando assim entre os treze melhores hospitais do país na área do parto e cuidados pré-natais e entre os 29 melhores nos cuidados neonatais. Com a abertura prevista para breve do novo bloco de partos, “Santarém posiciona os seus cuidados à maternidade entre os melhores do país”, refere o diretor clínico do hospital, Paulo Sintra.
A Cirurgia Geral, na área da “cirurgia do colon”, que está entre os 31 melhores, destacou-se também pela excelência clínica, “muito graças ao Centro de Referência em Cirurgia Oncológica do Recto recentemente acreditada”, sublinha o director. Outra especialidade que destacou foi a da Ginecologia. Com duas estrelas classificaram-se a Cardiologia, na área do Enfarte Agudo do Miocárdio, ficando o hospital entre os 27 melhores. Para este resultado contribuiu a Unidade de Coronárias, que pelas suas características é das poucas na região Norte de Lisboa.
Além das valências médicas, o hospital destacou-se ainda com classificação máxima ao nível da “Segurança do doente”, com destaque para a “avaliação da cultura e procedimentos relacionados com a segurança dos doentes”. Também com três estrelas ficou o item “Focalização no Utente”, que é, salienta o director clínico, um dos focos principais da actual administração. Paulo Sintra elogia todos os profissionais do hospital na sua “luta para reerguer o HDS apesar de todas as dificuldades diárias”.

Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades

Mais Notícias

    A carregar...