uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Médica da Chamusca ameaçada de morte por utente

O morador na vila queria um atestado para tratar da licença de uso e porte de arma. O utente já é conhecido no centro de saúde por causar problemas. A médica chamou a GNR perante a atitude agressiva do homem.

Uma médica do Centro de Saúde da Chamusca foi ameaçada de morte por um utente que pretendia obter o atestado médico para uso e porte de armas. Este é o terceiro caso em pouco tempo de problemas com médicos no concelho, sendo que o mais grave foi o de uma agressão na extensão de Vale de Cavalos.
O caso aconteceu na segunda-feira de manhã, 8 de Julho, quando a médica, na casa dos 30 anos, chamou ao consultório o utente, que já é conhecido por provocar problemas no centro de saúde. Apesar do pouco tempo de espera, a consulta estava marcada para as 11h30 e o utente foi chamado pelas 11h50, este já entrou no consultório com agressividade.
A entrada no consultório deixou logo antever que ia haver problemas porque o homem bateu com a porta num gesto intimidatório. A médica foi de imediato chamar um colega mais experiente para evitar problemas. O homem, com cerca de 50 anos, começou a ameaçar a médica referindo que ia buscar a caçadeira, que a matava e que se suicidava a seguir.
A médica chamou a GNR ao local, tendo apresentado queixa, mas o indivíduo abandonou o Centro de Saúde antes das autoridades chegarem. Os médicos do centro de saúde já conhecem o utente e já foram alvo de ameaças.
Esta situação ocorre numa altura em que a médica aguarda a sua transferência para outra unidade na região, no âmbito do Concurso de Mobilidade de Medicina Geral e Familiar. A médica de família está colocada no Centro de Saúde da Chamusca desde Setembro de 2018 e esta foi a situação mais complicada por que passou desde que está na vila.
Recorde-se que o concelho da Chamusca tem sido o que regista mais casos de agressões e ameaças a médicos no último ano e meio. A unidade de saúde do Chouto esteve encerrada cerca de um mês e meio, porque a 19 de Janeiro de 2018, a médica foi insultada por utentes que se exaltaram por não serem atendidos devido a uma falha no sistema informático.
A 16 de Maio de 2018 o médico que estava a dar consultas na Extensão de Saúde de Vale de Cavalos, foi agredido com murros, por um homem com cerca de 40 anos, depois de este lhe ter recusado passar uma baixa médica. A Extensão de Saúde de Vale de Cavalos esteve encerrada durante cerca de três meses.

Mais Notícias

    A carregar...