uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Atletismo renasceu no CAD da Póvoa de Santa Iria e já apresenta resultados
Atletismo está de volta ao CAD mas precisa de mais jovens que queiram praticar a modalidade

Atletismo renasceu no CAD da Póvoa de Santa Iria e já apresenta resultados

Secção foi reactivada e não tem parado de crescer mas ambiciona captar mais jovens. O atletismo esteve na base da criação do Clube Académico de Desportos da Póvoa de Santa Iria mas foi rapidamente ultrapassado pelo futsal e futebol. Agora, depois de vários anos de inactividade, a corrida regressou e já com resultados para mostrar.

Depois de várias décadas de ausência o atletismo regressou ao Clube Académico de Desportos (CAD) da Póvoa de Santa Iria e tem conseguido vários pódios e medalhas em provas por todo o país. A secção de atletismo foi reactivada há quatro anos por um grupo de amigos que já corria de forma informal pela cidade. A ligação do filho de um dos atletas ao CAD abriu portas para que o grupo dinamizasse novamente a modalidade no clube e desde então a secção não tem parado de crescer.
Nuno Costa, Nuno Cardoso e Ilisito Ferreira são três dos rostos da equipa que tem perto de dezena e meia de atletas e já a partir de Setembro, no arranque da próxima época, conta receber outros dois. “Temos estado sempre a crescer mas de uma forma sustentada e com os pés bem assentes no chão. Não somos fanáticos pela competição e há espaço para todos. Acima de tudo tentamos conciliar a parte de desporto com o bem-estar, convívio e lazer entre todos os atletas, promovendo ao mesmo tempo a saúde”, conta Nuno Costa.
A secção de atletismo do CAD participa em meia centena de provas todos os anos, por todo o país, em distâncias que variam dos 15 quilómetros às meias maratonas (21 quilómetros). Nunca falham as provas que se realizam no concelho de Vila Franca de Xira, território onde dizem dar gosto correr, em especial na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, onde treinam com frequência.
Os pódios têm-se repetido e entre as últimas conquistas estão os primeiros lugares na Corrida dos Olivais e na Corrida da Póvoa. “O nosso objectivo é continuar a crescer e a levar a camisola do CAD e da Póvoa mais longe”, referem a O MIRANTE. A ambição é também já na próxima época começarem a competir em “uma ou duas” maratonas.

Atletismo é bom e barato
O desporto está na moda e isso é positivo, referem os responsáveis da secção, ao mesmo tempo que defendem a necessidade da população manter hábitos e estilos de vida saudáveis e trocar o sofá pelo exercício. “A corrida é uma prática pouco dispendiosa. É preciso sobretudo força de vontade e espírito de sacrifício. A corrida dá-nos o prazer de estarmos juntos e não é preciso muito mais para correr do que uma camisola e uns ténis”, conta Nuno Cardoso. O colega, Ilisito Ferreira, concorda. “O importante é manter um estilo de vida mais saudável, porque o resto vem por acréscimo”, refere.
Outra das ambições da equipa é conseguir angariar mais jovens, através de acções de captação de novos talentos, porque actualmente a secção tem atletas entre os 30 e os 50 anos. “Temos de lhes explicar e mostrar as maravilhas do atletismo”, contam.

CAD nasceu há 35 anos

O CAD da Póvoa de Santa Iria nasceu em 1984 para dar resposta à falta de uma estrutura local que promovesse uma prática desportiva organizada na zona norte da Póvoa de Santa Iria. Desde então o clube cresceu, ganhou uma nova sede e pavilhão e tem reforçado o número de modalidades e secções à disposição dos sócios e da comunidade.

Atletismo renasceu no CAD da Póvoa de Santa Iria e já apresenta resultados

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido