uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Quinta da Piedade estreia-se a receber as festas da Póvoa de Santa Iria
A bênção dos barcos avieiros na Póvoa de Santa Iria é um dos momentos mais simbólicos das festividades

Quinta da Piedade estreia-se a receber as festas da Póvoa de Santa Iria

Festejos decorrem de 5 a 8 de Setembro e têm nos concertos o seu ponto alto. Estão em cartaz cinco largadas de toiros e a tradicional bênção dos barcos avieiros que este ano se realiza à noite na zona ribeirinha.

Depois de muitos avanços e recuos e de muita polémica à mistura a decisão está tomada e as festas da cidade da Póvoa de Santa Iria vão mesmo realizar-se na Quinta da Piedade, um espaço municipal centenário.
Entre 5 e 8 de Setembro uma parte da quinta municipal vai ser ocupada por palcos, bares, tasquinhas e mostras de artesanato, sendo que a junta de freguesia local e a câmara municipal garantem que o recinto onde se encontram os animais da quinta pedagógica – bem como outros locais de valor patrimonial - não serão ocupados pela festa, que não tinha outra possibilidade de se realizar senão naquele local.
O executivo da junta, recorde-se, reuniu com associações e entidades da cidade visando procurar locais alternativos onde fazer a festa depois do espaço onde tradicionalmente se realizava, que é privado, ter entrado em obra para dar lugar a uma urbanização. Foi consensual entre todas as entidades que a Quinta da Piedade seria o único local capaz de albergar a festa e é isso que irá acontecer.
Jorge Ribeiro, presidente da junta, já veio dizer em comunicado esperar que a comunidade esteja à altura de uma festa que é para todos e que visa sobretudo, numa óptica de transição, manter viva a tradição das festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, até aparecer outro local para a realizar no futuro.
A festa é organizada pela associação Momentos Diferentes, a única que compareceu nas reuniões preparatórias realizadas pela junta de freguesia. Essa associação já organizara as festas do Forte da Casa em Junho. Estão previstas cinco largadas de touros no programa que não geraram consenso entre a população.

Concertos e bênção dos barcos são pontos altos
O programa deste ano teve de ser desenhado tendo em conta o espaço disponível dentro da Quinta da Piedade mas não descurou os concertos, com o grupo tributo aos Queen One Vision, Olavo Bilac ou Lucky Duckies, que foram em 2014 vencedores do galardão personalidade do ano de O MIRANTE na área da cultura.
A festa começa com Dee Jokers (dia 5 às 22h30), seguidos no dia seguinte pelos One Vision (22h15) e, dia 7 de Setembro, pelos Lucky Duckies (22h30) e Los Gaboneros (00h00). Olavo Bilac sobe ao palco no último dia da festa para fechar em grande as festividades, pelas 22h15. Quem ficar até ao fim pode assistir ao fogo-de-artifício, que se seguirá.
O programa da festa é extenso e com actividades para todos os gostos, desde o desporto à música popular, rap e sevilhanas. Outro ponto alto das festividades é a tradicional bênção dos barcos avieiros no rio Tejo, que se realiza sábado, dia 7, pelas 21h00 na zona ribeirinha. Ainda no capítulo da fé e religiosidade está marcada a procissão de Nossa Senhora da Piedade pelas ruas da cidade para domingo às 17h00.

Sardinhas e touros pelas ruas

Os entusiastas de tauromaquia vão poder desfrutar de cinco largadas de toiros nas festas deste ano da Póvoa de Santa Iria, a saber: quinta-feira (18h30); sexta-feira (01h00), sábado (18h30 e 01h00) e domingo (18h30). A noite de sexta, como manda a tradição, tem distribuição marcada de sardinhas, pão e vinho à borla, a partir das 22h00.

Quinta da Piedade estreia-se a receber as festas da Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido