uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alpiarça está a apostar na regeneração urbana e desenvolvimento económico
Mário Pereira quer deixar o concelho de Alpiarça com uma nova dinâmica quando abandonar o cargo

Alpiarça está a apostar na regeneração urbana e desenvolvimento económico

O presidente do município, Mário Pereira, quer concretizar vários projectos até ao final do mandato, para desenvolver o concelho e torná-lo mais atractivo, numa estratégia que também tem eco na economia local com vários projectos que estão para avançar.

Alpiarça está a apostar na regeneração urbana com vários projectos, alguns já concretizados e outros em preparação. O presidente da câmara, Mário Pereira, refere que a requalificação do jardim da vila tem estado a gerar uma nova dinâmica na zona, com o surgimento de novos espaços comerciais, sobretudo ligados à restauração. Está também já em fase de avançar a instalação de um hipermercado entre o jardim e os bombeiros, que Mário Pereira considera ser fundamental para dar uma nova imagem a esta zona.
Na área da regeneração urbana está prevista a intervenção no edifício antigo dos paços do concelho, onde funciona a GNR que vai mudar para novas instalações. O projecto que está a ser pensado para o edifício passa por transformar o espaço num centro cultural. O presidente do município acredita que ainda é possível avançar com o projecto antes de terminar o actual e último mandato a que pode presidir.
O autarca está também esperançoso que este mandato vai ser o do desenvolvimento económico, com várias perspectivas. Mário Pereira refere que estão na calha vários investimentos na área agrícola e também o desenvolvimento de empresas instaladas na área da agro-indústria. Como exemplo, refere, a produção de flores em estufa está a aumentar no concelho com uma perspectiva de exportação, que é importante para a economia local e nacional.
Também importante para a economia de Alpiarça é a prevista ampliação da Texa, que vai aumentar as instalações para o dobro, com o consequente aumento do número de postos de trabalho. Mário Pereira diz ainda que as empresas que operam na área da transformação de produtos agrícolas, com uma forte componente de exportação, estão em vias de aumentar a sua área de produção agrícola.

Requalificação do mercado e da Escola José Relvas
Nos últimos anos Alpiarça tem conseguido consolidar o tecido económico. A taxa de desemprego no concelho é muito baixa, por via dos investimentos que a vila conseguiu captar nos últimos anos. O autarca quer deixar o concelho com uma nova dinâmica quando acabar o seu mandato, salientando que a vila vai ter o maior investimento de sempre na área da educação, com a requalificação da Escola José Relvas, que vai ter a contribuição financeira do município.
A par dos investimentos privados, a câmara já está a requalificar o mercado municipal para dar mais condições aos vendedores e utilizadores, mas também para criar uma centralidade. Está prevista a criação de espaços não só para comércio e empresas como também para colectividades. Na área desportiva está projectada uma intervenção nos balneários do estádio municipal. Na área ambiental está para entrar em execução a limpeza da vala real e a consolidação das margens.
No turismo a aposta neste mandato, para entrar em execução em breve, é a valorização da albufeira dos Patudos. Segundo Mário Pereira o projecto passa por requalificar a zona, com instalação de passadiços e outras construções de lazer, bem como com a melhoria da qualidade da água.

Alpiagra é um factor de desenvolvimento local
Sobre a feira Alpiagra, o presidente da câmara salienta que, apesar de não haver dados concretos, o certame tem contribuído para divulgar as actividades locais e as potencialidades do concelho. Mas não há dúvidas que a feira contribui para a captação de actividades económicas e para a atracção de pessoas. Para Mário Pereira a feira tem-se afirmado cada vez mais como um certame de âmbito regional. O autarca salienta também que o novo modelo de cinco dias é uma aposta ganha, atendendo a que as reacções, desde o ano passado, têm sido positivas.

Alpiarça está a apostar na regeneração urbana e desenvolvimento económico

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido