Cavaleiro Andante

Um conselho de amigo.
O presidente da União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, Luís Alves, não gostou do atrevimento da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Abrantes em propor a venda do luxuoso Mercedes, comprado no ano passado pela gestão socialista, para servir a presidência da câmara. E aconselhou mesmo a oposição social-democrata a levar à assembleia questões mais importantes, como o facto de em algumas zonas do concelho ainda não existirem estradas alcatroadas ou saneamento básico. O Cavaleiro Andante acharia normal a recomendação do veterano autarca, se não se desse o caso de Luís Alves ser eleito pelo PS. O mesmo PS, diga-se, que governa o concelho há décadas e ainda não resolveu problemas básicos que, pelos vistos, envergonham os seus próprios autarcas...
Cavaleiro Andante | 15-10-2019


Diz o roto ao nu.
Os vereadores do Partido Socialista na Câmara de Ourém aproveitaram a última sessão camarária para fazer um rescaldo das eleições legislativas, à semelhança do que o presidente do município, Luís Albuquerque (PSD), também já tinha feito. Durante a sua intervenção, a vereadora Cília Seixo (PS) constatou que, se a nível nacional e distrital os resultados do PSD e do CDS baixaram significativamente, em Ourém registaram uma descida ainda mais significativa, passando esses dois partidos juntos de 67% dos votos em 2015 para 55% em 2019 (46,4% do PSD e 9% do CDS). É iniludível que foi um trambolhão relevante para a direita em Ourém, a merecer reflexão. Mas também não deixa de ser sintomático que no concelho do líder distrital do PS - o deputado António Gameiro (na foto) - os socialistas tenham obtido o pior resultado de toda a região e um dos piores do país, com apenas 21,82%... Por que será?
Cavaleiro Andante | 14-10-2019


Ele anda por aí!
A campanha eleitoral do PS para as legislativas contou com um apoio de peso em Santarém: o antigo presidente da câmara e actual presidente da concelhia socialista escalabitana, José Miguel Noras, que aqui vemos cheio de genica a liderar a comitiva onde figuravam vários candidatos e candidatas à Assembleia da República. As más-línguas dizem que Noras andou a apalpar o pulso ao eleitorado fora do Facebook e a começar a aquecer os motores para as autárquicas de 2021, em que alguns apostam na sua candidatura para tentar destronar o social-democrata Ricardo Gonçalves. Um feito que os seus camaradas Idália Serrão e Rui Barreiro não tiveram arte nem engenho para concretizar nos dois últimos actos eleitorais…
Cavaleiro Andante | 13-10-2019


Mentirinha, mentirola ou esquecimento?
Na lista de candidatos do PS pelo círculo de Santarém, surgia a candidata Maria La Salette Marques, com a indicação de “jornalista”. Uma vez que La Salette Marques já deixou o jornalismo há uma década, tendo sido assessora de imprensa do ex-ministro Jorge Lacão no Governo Sócrates e sendo, desde 2015, Adjunta do Gabinete do ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, tendo ainda “assessorado” na Câmara do Cartaxo, o Cavaleiro Andante ficou com dúvidas. A indicação da profissão de jornalista foi mais uma das muitas mentiras dos políticos e candidatos a políticos ou foi mesmo por...momentânea desorientação... profissional?
Cavaleiro Andante | 12-10-2019


Será o mesmo?
Ainda não tinham passado 24 horas sobre o fecho das urnas e já o líder da distrital de Santarém do PSD, João Moura, vinha a público dizer que o líder nacional do PSD, Rui Rio, tinha que tirar conclusões do mau resultado no distrito (onde o PSD conseguiu os mesmos três deputados que em 2015). O Cavaleiro Andante saúda a frontalidade de João Moura e fica na dúvida se este será o mesmo João Moura que, no Verão passado, engoliu um elefante sem grandes alaridos após ser relegado, pela direcção nacional do partido, de número 1 para número 2 por Santarém, além de outras mexidas na lista “laranja”?
Cavaleiro Andante | 11-10-2019


O resto é paisagem.
Depois de se saber os resultados das eleições legislativas, na noite de domingo, 6 de Outubro, o Cavaleiro Andante deu uma volta pelas ruas de Santarém à procura de manifestações festivas por parte dos ganhadores (ou até dos perdedores menos envergonhados), mas não viu vivalma. Nem na sede do PS, praticamente deserta. Uma situação que depressa se esclareceu: a maior parte da malta (leia-se candidatos) estava em Lisboa junto aos chefes. Porque Portugal realmente só começa para lá das portagens de Alverca. O resto é paisagem...
Cavaleiro Andante | 10-10-2019

Destaques

Construção da fábrica da Generis em Rio Maior só para o ano
Expectativa inicial era de que em meados deste ano a unidade de embalamento de medicamentos já estivesse a funcionar, mas o processo atrasou. Da parte do município está tudo tratado.
Edição de 15-10-2019