uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Utilização de copos reutilizáveis no Colete Encarnado aquém do esperado

Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira quer melhor planeamento para as edições futuras.

A venda de copos reutilizáveis na última edição das festas do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira, ficou aquém do esperado e não foi suficiente para minimizar os impactos da poluição de plástico por toda a cidade. As conclusões foram avançadas na última assembleia de freguesia, que decorreu a 23 de Setembro, onde os eleitos locais pediram mais estudo e planeamento à câmara municipal para as próximas edições, isto a poucos dias do arranque de mais uma Feira de Outubro que é também, por natureza, um período de grande desperdício de copos descartáveis.
O assunto veio a lume na última assembleia de freguesia por Madalena Lage, da bancada da Coligação Mais, liderada pelo PSD, que apresentou uma moção visando mais sustentabilidade nas festas e menos plástico nas ruas. “A distribuição de copos reutilizáveis no Colete Encarnado falhou porque não foi global. Deviam ter sido entregues às associações e tertúlias que são os principais distribuidores de bedidas. E a inexistência de mais ecopontos de plástico e metal espalhados pela cidade não ajudou a promover a reciclagem deste material”, criticou.
A bancada da coligação propôs uma nova definição da medida para o próximo ano, visando incluir associações e tertúlias na distribuição dos copos reutilizáveis, instigando também a junta de freguesia a estudar com a câmara um plano de colocação de mais ecopontos móveis, bem como a promoção de uma campanha de sensibilização mais forte e alargada.
João Santos (PS), presidente da junta vilafranquense, reconhece que há margem para melhorar mas louva a iniciativa municipal, considerando ter sido um importante primeiro passo. “Foi uma espécie de iniciativa no escuro sem se saber bem que consequências teria. Temos de ver como aumentar a sua eficácia. Os resultados talvez não tenham sido os mais adequados mas para o ano já com a experiência o resultado será melhor”, reconhece.
O autarca condenou a falta de civismo dos que deitam os copos de plástico pelas ruas fora dos caixotes do lixo e justifica as dificuldades na recolha daqueles equipamentos com as mais de 150 mil pessoas que visitaram a cidade em três dias. A junta promete estudar forma de implementar ecopontos móveis na próxima edição.

Mais Notícias

    A carregar...