uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Grupo de cidadãos pede orçamento participativo em Benavente

Um grupo de cidadãos de Benavente lançou uma petição pública pedindo ao executivo da Câmara de Benavente e à assembleia municipal que coloque em prática, em 2020, a realização de um orçamento participativo (OP) que permita aos cidadãos votar em obras por si propostas para melhorar várias zonas do concelho. À semelhança do que acontece, por exemplo, há quase dez anos no concelho vizinho de Vila Franca de Xira.
A ideia é dar um contributo para a “evolução da participação activa das populações” na defesa dos interesses comuns e enquanto estímulo à reaproximação da população e dos jovens ao trabalho público e autárquico, lê-se no documento.
Promoção da participação dos jovens na definição das políticas públicas adequadas às suas necessidades e criar condições para a execução de projectos de âmbito municipal mais próximos, através da alocação de verbas específicas para cada freguesia, são outros dos objectivos da petição, que está actualmente a recolher assinaturas.
Em Dezembro de 2017, recorde-se, o assunto de um OP no concelho de Benavente foi levado a discussão durante uma reunião de câmara, pelo vereador social-democrata Ricardo Oliveira. Na ocasião Carlos Coutinho (CDU), líder do município, mostrou-se contra a medida, considerando-a uma forma desleal de usar a população uma vez que, aos seus olhos, não seria disponibilizado um montante suficientemente alto para fazer jus à vontade das populações.
O presidente deixou explícito que concordaria em integrar a iniciativa no orçamento municipal para 2018, se a verba disponibilizada fosse considerável e respeitável para a população e não servisse apenas para as pessoas se entreterem com votações entre projectos apresentados. O que acabou por nunca acontecer.

Mais Notícias

    A carregar...