uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ligação de Vila Franca de Xira ao Oeste volta à agenda política
Alberto Mesquita acompanhou outros autarcas na defesa da construção do tão prometido IC11 de ligação do Ribatejo ao Oeste

Ligação de Vila Franca de Xira ao Oeste volta à agenda política

Município ribatejano une-se aos do Oeste reclamando pelo IC11. Presidentes de câmara reuniram-se com secretário de Estado para dizer que o próximo Governo não pode dormir sobre esta matéria. Em causa está a ligação directa entre Peniche e Carregado.

Cinco presidentes de câmara do Oeste e presidente de Vila Franca de Xira estiveram sentados à mesa na última semana com o secretário de Estado das Infraestruturas para alertar o Governo da necessidade absoluta e imperiosa de ver cumprida a construção do Itinerário Complementar (IC) 11, que ligará Peniche ao Carregado.
Os autarcas de Vila Franca de Xira, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Alenquer (cujo presidente Pedro Folgado é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste), lembraram ao Governo a necessidade absoluta de ser construída essa via rápida, considerada determinante para o desenvolvimento da região, e que tem sido adiada por sucessivos governos, estando agora na mira apenas para o Programa Nacional de Investimentos de 2030.
A reunião decorreu no Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, tendo ficado acertada nova reunião, já durante a próxima legislatura, com a presença da Infraestruturas de Portugal, onde será celebrado um protocolo de colaboração entre as partes, de forma a que sejam desenvolvidos os estudos necessários, nos seus diferentes cenários, que suportem a construção do IC11, refere a Comunidade Intermunicipal do Oeste em comunicado.
Alberto Mesquita, presidente de Vila Franca de Xira, também considera que o traçado é importante para o desenvolvimento da região, já que ainda passa no seu território, com dois nós previstos para a zona dos Cadafais. “Temos de tratar desse assunto”, vincou.
O autarca vilafranquense aproveitou a reunião para alertar o governante sobre vários problemas que existem no seu território por resolver, incluindo o fecho das estações de comboios de Alhandra e Castanheira do Ribatejo, e pediu para que seja agilizada uma reunião com o ministro. “Não esquecendo a necessidade da construção dos nós de saída da A1 no Sobralinho e nos Caniços”, notou.

Ligação de Vila Franca de Xira ao Oeste volta à agenda política

Mais Notícias

    A carregar...