uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tomar aprova geminação com cidade  de Cabo Verde

A Assembleia Municipal de Tomar aprovou, por unanimidade, a proposta para geminação da cidade nabantina com a Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde. Esta é a terceira geminação de Tomar que já tem ligações com Hadera (Israel) e Vincennes (França). A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), justificou a decisão com o facto da biblioteca municipal da cidade de Ribeira Grande de Santiago ter o nome do escritor, natural de Tomar, Pedro Silva.
O escritor já foi distinguido pelo município tomarense com a Medalha Municipal de Mérito, na cerimónia do Dia da Cidade, em 2018. A sua obra incide em temas medievais, relacionados com os Templários e a Ordem de Cristo. O escritor também tem ligações à cidade de Cabo Verde.
A autarca referiu não ser grande adepta de geminações, embora neste caso defenda a ligação cultural existente entre ambas as cidades. Anabela Freitas diz não perceber o porquê das geminações com Hadera (que existe desde Junho de 1983) e Vincennes (desde Outubro de 1998). “Com Hadera não pretendemos retomar a geminação porque nem sequer está na Rota de Jerusalém, não faz sentido”, afirmou.
Em relação a Vincennes reconheceu uma ligação já com muitos anos e lembrou que elementos da cidade francesa estiveram em Tomar em 2018 e este ano o coro da Canto Firme actuou lá. “Reactivamos a geminação com Vincenne porque além de existir uma ligação cultural, também existe desportivamente. O União de Tomar participa num torneio de crianças lá e vice-versa”, explicou a autarca, acrescentando que uma comitiva de Vincennes marcou presença na Festa dos Tabuleiros deste ano.

Mais Notícias

    A carregar...