uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Requalificação da Igreja do Alporão adjudicada por 700 mil euros
Igreja de São João do Alporão, no centro histórico de Santarém, está encerrada há sete anos por questões de segurança

Requalificação da Igreja do Alporão adjudicada por 700 mil euros

Intervenção vai permitir a reabertura e visitação de um monumento nacional encerrado desde 2012 por razões de segurança.

A empreitada que vai permitir a reabertura da Igreja de S. João do Alporão, em Santarém, encerrada há sete anos por razões de segurança, foi adjudicada pela Câmara de Santarém à empresa Revivis – Reabilitação, Restauro e Construção Lda., pelo valor global de 777.924 euros.
As obras de conservação e beneficiação desse monumento nacional, localizado no centro histórico da cidade, têm um prazo de execução de 270 dias, após a assinatura do auto de consignação. O projecto teve de obter parecer favorável da DGPC – Direcção-Geral do Património Cultural antes de ser lançado a concurso.
A igreja, que vinha funcionando como espaço museológico, está encerrada desde 2012 por razões de segurança devido ao desprendimento de pedras. A intervenção será dirigida para a estrutura, cobertura e drenagem do edifício, de forma a combater as infiltrações, mas não vai solucionar o problema das pedras, pois, aparentemente, não há solução para esse problema. Será colocada uma rede, como medida paliativa para prevenir o desprendimento de pedras e permitir a reabertura e visitação do espaço. A intervenção será feita em articulação com a Direcção-Geral do Património Cultural.
A adjudicação foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo camarário realizada na tarde de segunda-feira, 21 de Outubro. Na ocasião, o vereador Rui Barreiro estranhou que só tenham concorrido duas empresas e que tenham apresentado propostas com apenas mil euros de diferença, mas desejou que a empreitada corra bem e o mais célere possível, com vista à reabertura do espaço.
O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), retorquiu que muitos concursos têm ficado desertos, congratulando-se que tenham havido duas empresas a concorrer a esta empreitada. Para mais, acrescentou, por se tratar de duas empresas conceituadas na área do restauro e que oferecem todas as garantias.

Requalificação da Igreja do Alporão adjudicada por 700 mil euros

Mais Notícias

    A carregar...