uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Toureiro Mário Coelho imortalizado com estátua em Vila Franca de Xira
Vilafranquense Mário Coelho toureou mais de três mil animais nas arenas

Toureiro Mário Coelho imortalizado com estátua em Vila Franca de Xira

Uma estátua do matador de touros adorna o Largo Conde Ferreira, palco de muitas brincadeiras na sua infância.

Vestido a rigor e de braços levantados Mário Coelho foi imortalizado numa estátua da autoria de Paulo Moura. O toureiro de Vila Franca de Xira é considerado uma personalidade ímpar da tauromaquia nacional e internacional. A peça escultórica instalada no Largo Conde Ferreira, em Vila Franca de Xira, foi inaugurada no sábado, 19 de Outubro, e com ela, a Câmara de Vila Franca de Xira vem dar seguimento à decisão de distinguir figuras de relevo ligadas à tauromaquia do concelho, designadamente dos matadores de touros que marcaram as últimas décadas da história da festa brava.
Admiradores, autarcas do concelho, amigos e colegas de profissão acompanharam Mário Coelho nesta homenagem, aquela que considera ser a mais sentida que recebeu nos seus 84 anos de vida. Numa analogia, referiu que aquela estátua, situada entre a sua casa, a primeira escola que frequentou e a igreja onde se fez homem de fé representa “os três pilares da tauromaquia: parar, templar e mandar”. Sobre aquele lugar, que foi palco das suas brincadeiras de infância, lembrou: “Ainda tenho nos ouvidos as gargalhadas e a alegria numa época em que as crianças podiam brincar de noite e de dia”.
O presidente do município, Alberto Mesquita, indicou que aquela era uma justa homenagem ao toureiro, “por tudo o que fez através da sua arte” e ter conseguido “projectar o nome de Vila Franca de Xira e afirmar a cultura ligada à tauromaquia”. Pelas palavras de João Santos, presidente da Junta de Vila Franca de Xira, o toureiro vilafranquense foi “um dos melhores de sempre na arte de tourear”.

Toureou mais de três mil touros em 40 anos
Mário Coelho, natural de Vila Franca de Xira, toureou durante 40 anos. A sua carreira como novilheiro, bandarilheiro e matador de touros passou por França, Marrocos, Canadá, Estados Unidos da América, Angola, Moçambique e por toda a América Latina. Participou em mais de um milhar de corridas e toureou 3.149 touros. A sua casa museu, situada na Travessa do Alecrim, tem um acervo composto por mais de 900 peças, avaliadas em um milhão e 234 mil euros. Em 2015, a Câmara de Vila Franca de Xira prestou-lhe homenagem com a exposição “Mário Coelho da Prata ao Ouro. A vida de um toureiro”, no Celeiro da Patriarcal.

Toureiro Mário Coelho imortalizado com estátua em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...