uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Alcanena reduz substancialmente a dívida sem descurar o investimento
Câmara de Alcanena abateu em mais de 14 milhões de euros a dívida nos últimos dez anos

Câmara de Alcanena reduz substancialmente a dívida sem descurar o investimento

Município abateu em mais de 14 milhões de euros a dívida nos últimos dez anos e, em balanço do segundo ano do mandato, salienta também os investimentos em curso no concelho.

A Câmara Municipal de Alcanena estima que a dívida do município no final do corrente ano esteja na ordem dos 5,6 milhões de euros. Valor que representa uma redução de mais de 14 milhões de euros desde 2009, quando a gestão socialista liderada por Fernanda Asseiceira passou a conduzir o município e encontrou uma dívida de cerca de 20 milhões de euros.
A redução substancial da dívida é, aliás, um dos temas sublinhados pelo executivo de Fernanda Asseiceira no balanço do segundo ano do seu terceiro e último mandato. Apesar do esforço feito para equilibrar as contas a autarquia conseguiu libertar verbas para investimento, destacando obras em curso como a requalificação do mercado municipal de Alcanena (1,7 milhões de euros), requalificação do Terminal Rodoviário e zona urbana envolvente (549 mil euros) e o Centro Escolar de Alcanena (quatro milhões de euros). Três intervenções comparticipadas a 85% pela União Europeia.
As questões ambientais continuam na ordem do dia em Alcanena e o município refere que continua a assumir a valorização do ambiente como uma das suas principais preocupações. Nesse sentido, foi criado, em 2018, o Observatório Ambiental de Alcanena, que tem como missão elaborar e aprovar, anualmente, planos de acção para a valorização ambiental e sustentabilidade territorial, garantindo a execução e monitorização das acções propostas.
A autarquia destaca também a criação da AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, SA, que desde Julho de 2019 assumiu a gestão do Sistema de Alcanena, nomeadamente da ETAR (estação de tratamento de águas residuais).
Foi também estabelecido um contrato de aquisição de serviços com a empresa Agroleico, Lda,, para monitorização ambiental ao nível da qualidade do ar. Uma questão que voltou à ordem do dia com as queixas devido aos gases que atingem a vila sede de concelho com frequência e afectam a qualidade de vida da população.
Investimento importante em termos ambientais é também o da construção da rede de saneamento de Covão do Coelho e Vale Alto, que se encontra em curso e representa um investimento total de 2.656.481 euros, com comparticipação de 85%. Já a rede de saneamento de Carvalheiro envolve um investimento total de 1.110.542 de euros, igualmente financiado a 85% pela União Europeia.

Câmara de Alcanena reduz substancialmente a dívida sem descurar o investimento

Mais Notícias

    A carregar...