uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Quem maltrata e abandona animais deve ser punido e multado

Presidente da Câmara de Abrantes alerta também para que não se alimentem pombos

Quem maltrata e abandona animais deve ser castigado e multado. A opinião é defendida pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS). O autarca falava durante uma reunião de câmara, depois do vereador Rui Santos (PSD) ter questionado sobre as colónias de gatos no concelho e como é feita a esterilização desses animais.
Manuel Valamatos explicou que o veterinário municipal executa esse procedimento. No entanto, devido ao elevado número de gatos no concelho, a Câmara de Abrantes estabeleceu um protocolo com uma clínica veterinária para esterilizar esses animais e controlar as colónias de gatos. “Andamos há anos a tentar controlar as colónias de gatos mas é muito difícil”, referiu.
O presidente criticou a falta de civismo de algumas pessoas que vão às instalações do canil/gatil e atiram para o interior caixotes com animais vivos. “Como é que alguém tem coragem para fazer isto? Digo o mesmo para aqueles que maltratam animais. Já vi fazerem coisas a cães que são inqualificáveis. Por isso digo que quem maltrata e abandona animais deveria ser castigado e multado”, criticou.
O presidente da Câmara de Abrantes aproveitou o debate para falar da propagação de pombos na cidade. Manuel Valamatos alertou para que não se alimentem essas aves porque podem tornar-se um problema de saúde pública através da transmissão de agentes patogénicos. O contacto com as fezes dos pombos e as suas penas pode causar problemas alérgicos a nível respiratório e outros.

Regulamento do Centro de Recolha Intermunicipal em consulta pública
O Regulamento do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal está em consulta pública para recolha de sugestão desde 15 de Outubro e durante 30 dias úteis. O regulamento em vigor é de 2007, encontra-se desajustado e é necessário proceder à sua revisão de forma a compatibilizá-lo com as actuais medidas legais.
Recentemente foram atribuídas novas competências às câmaras municipais nas áreas da vigilância, luta epidemiológica contra a raiva animal e outras doenças infecciosas capazes de ser transmitidas entre os animais e seres humanos e nas áreas relacionadas com a sensibilização da sociedade para o respeito e protecção dos animais. O Centro de Recolha Intermunicipal continua a funcionar na Zona Industrial de Abrantes, em Alferrarede.

Mais Notícias

    A carregar...