uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Torricado com bacalhau volta a ser estrela em Vila Franca de Xira

Certame Sabores do Campo à mesa decorre até ao final de Novembro

Até ao final de Novembro realiza-se, como habitualmente, o certame gastronómico Sabores do Campo à Mesa em Vila Franca de Xira, dedicado especialmente ao torricado com bacalhau assado. Numa iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, esta iguaria típica do Ribatejo estará disponível e em destaque em 26 restaurantes do concelho.
Prometem mostrar, na confecção deste prato, as raízes da região, numa receita que tem a sua origem na dura vivência no campo dos campinos e de outros trabalhadores rurais, que muitas vezes tinham no seu farnel o bacalhau, o pão, o azeite e o alho. “Substancial e reconfortante este é um prato que merece ser saboreado quando chega o frio”, refere o município em comunicado.
O evento tem sido considerado um sucesso nos anos anteriores e reforça a presença este ano com propostas de lazer a serem associadas à refeição, como visitas ao núcleo museológico do barco varino “Liberdade”, com passeio a bordo e visitas aos equipamentos culturais, entre outras actividades, nas quais se envolvem um conjunto de entidades parceiras do município.
Entre 26 de Outubro e 23 de Novembro, aos sábados pelas 11h00, a campanha de gastronomia chega também aos mercados municipais, com showcookings que convidam à degustação do torricado com bacalhau assado e a uma prova dos vinhos “Encostas de Xira”, produzidos na quinta municipal da Subserra.

Mais Notícias

    A carregar...