uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A verdade sobre entulhos com amianto no aterro de Azambuja

A associação ambientalista Zero diz que estão a entrar resíduos de construção e demolição (RCD) contendo amianto no aterro da Triaza - Tratamento de Resíduos Industriais de Azambuja e o Ministério do Ambiente não desmente pois apenas afirma não ter conhecimento.
O dirigente da Zero, Rui Berkemeier, explica que no aterro só há uma zona para deposição de resíduos biodegradáveis (resíduos orgânicos) mas que os entulhos com amianto são ali depositados e a Triaza - Tratamento de Resíduos Industriais de Azambuja apenas diz que “as operações de confinamento de resíduos contendo amianto são enquadradas na mesma legislação que suporta as licenças emitidas a todos os dez aterros de resíduos não perigosos”, o que significa que não nega a situação.
Se há uma única célula a receber dois tipos de resíduos, os orgânicos e os de entulhos com material que contém amianto e se o amianto é potencialmente cancerígeno isso parece-me errado e perigoso apesar de poder ter cobertura legal porque, como sabemos, as leis têm diversas interpretações e daí haver advogados e tribunais.
Para mim, mais que interpretação de leis, deveria estar em primeiro lugar a defesa da saúde pública e do ambiente. Infelizmente nem sempre é assim.
Maria Teresa Sampaio Nunes

Mais Notícias

    A carregar...