uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Canil ilegal incomoda vizinhos em Alpiarça
Entrou nos serviços da câmara um pedido de informação prévia, mas não teve seguimento

Canil ilegal incomoda vizinhos em Alpiarça

No Verão o cheiro a dejectos incomoda a vizinhança, já para não falar no barulho que os cães fazem.

Um canil ilegal que existe há algum tempo está a funcionar na Rua José Relvas, em Alpiarça, sem autorização. A câmara tem conhecimento da situação e já recebeu queixas, pelo que está agora a desenvolver um processo de avaliação da situação para tomar medidas. O canil funciona numa casa sem instalações próprias para os animais. No Verão o cheiro a dejectos incomoda a vizinhança, já para não falar no barulho que os cães fazem.
O presidente da autarquia, Mário Pereira, confirma que as instalações não estão licenciadas para funcionarem como canil. O autarca explica que chegou a entrar nos serviços do município um pedido de informação prévia para a instalação de um canil e gatil. A resposta dos serviços técnicos era no sentido da viabilidade do projecto, mas com condicionantes que passavam pela criação de condições de alojamento dos animais e de encaminhamento dos dejectos para o colector de esgotos, o que não existe.
Segundo refere Mário Pereira a
O MIRANTE o licenciamento, que ainda dependia do parecer da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, nunca chegou a ser formalizado nos serviços da autarquia. O autarca recebeu queixas e promoveu uma vistoria ao local com a fiscalização municipal e as autoridades locais de saúde pública e de veterinária, aguardando o relatório para tomar medidas.
Joaquim Moreira é um dos vizinhos prejudicados com a situação, já que vive paredes meias com o canil, faz cerca de um ano. O morador não está contra o negócio desde que este esteja em condições e não incomode, uma vez que o quintal onde estão os animais chega a estar pejado de dejectos o que o impede de abrir as janelas no Verão devido ao mau cheiro. Joaquim queixa-se ainda do facto de não existir o encaminhamento das águas e dejectos para os esgotos. Quando o quintal é lavado a água corre para a estrada.

Canil ilegal incomoda vizinhos em Alpiarça

Mais Notícias

    A carregar...