uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Casas ilegais do Bairro de São Macário foram demolidas

A Infraestruturas de Portugal (IP) demoliu recentemente várias habitações precárias construídas ilegalmente no Bairro de São Macário, na União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes, em terrenos dessa empresa pública.
Os pré-fabricados demolidos estavam construídos acima da linha ferroviária (no sentido Cabrito-Arreciadas). Também existiam habitações construídas abaixo da linha-férrea, em terrenos da Câmara de Abrantes, que foram demolidas em Abril de 2018. As pessoas que lá moravam já tinham sido reinstaladas em habitações sociais atribuídas pela autarquia.
O vereador Rui Santos (PSD) alertou a maioria socialista na Câmara de Abrantes que as casas estavam desabitadas e que se poderia aproveitar o facto para avisar a IP para que esta demolisse as construções. O que aconteceu algumas semanas depois.
O Bairro de São Macário, onde residiam famílias de etnia cigana há mais de 30 anos, foi demolido a 11 de Abril de 2018 após um processo que durou cerca de dois anos e envolveu acções de despejo e realojamento das famílias em casas de habitação social adquiridas pela Câmara de Abrantes.
A instalação das famílias naquela zona de São Macário começou quando o presidente do município da altura, José Bioucas (já falecido), autorizou uma família de etnia cigana a instalar-se nos terrenos propriedade do município. A família foi crescendo e as construções ilegais também.
Em Novembro de 2017 (ver edição
O MIRANTE 17 Novembro 2017) a Câmara de Abrantes aprovou, por unanimidade, a compra de dois imóveis para a instalação da comunidade cigana que residia em São Macário. Uma das casas, na localidade de Cabrito, foi adquirida por 56 mil euros, enquanto a outra habitação, em Arrifana, foi comprada por 38 mil euros. Ficou acordado que as famílias pagariam uma renda mensal.

Mais Notícias

    A carregar...