uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nove mil reclamações nos CTT no primeiro semestre de 2019

CTT e MEO lideram nas reclamações dos consumidores portugueses

Os serviços postais dos CTT foram os que receberam mais reclamações dos consumidores portugueses no primeiro semestre de 2019. Os CTT tinham um peso de cerca de 86% no total das reclamações logo seguidos da CHRONOPOST com 7%. Problemas de distribuição postal (entrega no domicílio e atraso) foram os mais reclamados, bem como o atendimento e o tratamento de reclamações. As reclamações sobre serviços postais estiveram relacionadas sobretudo com a entrega de objectos postais no domicílio (24% das reclamações) e com o atraso na entrega de objectos postais (24%). Com menor destaque, são de referir também o atendimento (21%) e o tratamento de reclamações (19%). Diminuiu a proporção e o volume das reclamações sobre desalfandegamento de objectos postais e atendimento. Por outro lado, destaca-se o aumento da proporção das reclamações relacionadas com o extravio de objectos postais, que passou de 11% para 14%, e com o tratamento de reclamações, que passou de 17% para 19%.

MEO é a marca que recebe mais reclamações nas comunicações electrónicas
Nas comunicações electrónicas a MEO foi o prestador mais reclamado (37%), seguida da NOS (34%), da VODAFONE (25%) e da NOWO/ONI (4%).
A faturação de serviços foi o assunto mais referido nas reclamações contra os prestadores de serviços mais reclamados, tendo sido registado em 33% das reclamações contra a MEO, 28% contra a NOS, 30% contra a VODAFONE (assunto mais reclamado, a par da contratação de serviços) e 38% das reclamações contra a NOWO/ONI.
Diminuiu a proporção e o volume das reclamações relacionadas com alteração do contrato pelo prestador, falhas nos serviços e desbloqueamento de equipamentos. Os aumentos na proporção das reclamações sobre cancelamento de serviços na MEO, atendimento ao cliente na NOS, falhas nos serviços e assistência técnica na VODAFONE e velocidade no acesso à Internet na NOWO/ONI foram os que mais se destacaram. Sobressai o aumento da proporção das reclamações sobre o cancelamento de serviços na MEO, passando de 11% para 20%. Na NOS, destacou-se o aumento da proporção de reclamações relacionadas com o atendimento ao cliente, que passou de 12% para 16%. A VODAFONE registou o maior aumento na proporção de reclamações relacionadas com falhas nos serviços e assistência técnica, tendo ambas passado de 9% para 16%. A proporção de reclamações contra a NOWO/ONI sobre a velocidade do acesso à Internet passou de 5% para 11% .
A informação sobre todos estes dados consta do sítio da ANACOM - Entidade Nacional das Comunicações.

Mais Notícias

    A carregar...