uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Terreno junto ao terminal na Póvoa de Santa Iria continua cobiçado

Negócio ainda não avançou porque o valor é elevado e município vai tentar baixar a fasquia.

O município de Vila Franca de Xira vai voltar, pela terceira vez, à mesa das negociações com o fundo de investimento imobiliário que é dono do terreno situado junto à estação de comboios da Póvoa de Santa Iria, visando a sua aquisição. A ambição não é nova e já dura há mais de dez anos.
A autarquia quer ali construir um terminal rodoferroviário que sirva todos os passageiros que ali deixam os seus automóveis para apanhar o comboio e o autocarro para Lisboa. Mas o dono do terreno tem planos para fazer no local prédios de habitação e serviços e não quer vender o espaço pelo preço que a câmara pretende.
Alberto Mesquita, presidente do município, diz que está na hora de fazer nova investida tentando adquirir o terreno. “Se calhar temos mesmo de o comprar. Só não avançámos mais nas negociações porque o valor não é convidativo. Nestas questões de aquisição temos de fazer uma negociação o mais exigente possível, porque estamos a falar de dinheiros públicos. Por isso, quando o valor nos parece desadequado à avaliação que temos, a nossa obrigação é continuar a negociar”, explica o autarca.
O terreno tem servido ao longo dos anos de parque de estacionamento público apesar de ser propriedade privada. Chegou a estar vedado quando houve a intenção de ali construir um terminal rodoferroviário. Como a obra não avançou o espaço foi reaberto e os utilizadores do comboio voltaram a ter sítio para estacionar.
Em Abril de 2015 foi celebrado um acordo entre a câmara e os proprietários permitindo uma ocupação temporária do espaço, durante cinco anos, mas o prazo está a acabar. O piso e algumas reparações foram feitas pela câmara, numa operação a rondar os 22 mil euros, mas os utilizadores continuam a queixar-se de falta de iluminação e segurança.

Mais Notícias

    A carregar...