uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Helena Maria Sousa Narciso Cruz
foto DR Helena Maria Sousa Narciso Cruz Gerente da HTC, Business Solution, Golegã

Helena Maria Sousa Narciso Cruz

Gerente da HTC, Business Solution, Golegã

A que alimento não resiste? Não resisto ao chocolate. Acredito que seja o alimento mais desejável do mundo. Estimula-me a atenção e o raciocínio, para além da sensação de bem-estar que me provoca. Simplesmente irresistível.

Qual foi a sua primeira actividade profissional? A primeira vez que fui remunerada tinha 10 anos. Andei na apanha da fruta nos meses de Verão. Após a faculdade fui directora comercial no sector automóvel.

Qual o seu truque para manter a calma numa situação imprevista? Considero que o bem mais valioso que temos é a vida. Não permito que coisa alguma me transtorne. Um dia uma grande amiga ensinou-me isso com uma frase: “aqui a 100 anos qual é o problema?”

Custa-lhe levantar-se cedo? Não, antes pelo contrário, gosto de me levantar cedo. Vejo o sol nascer, o que é uma dádiva. As primeiras horas da manhã são sempre mais produtivas para mim. Sem distracções, dou mais foco às actividades prioritárias em cada dia.

Gosta mais de liderar ou de ser liderada? Durante a minha vida desempenhei o papel tanto de líder como de liderado de forma natural. Aprendi muito ao ser liderada. Hoje gosto mais de liderar, porque tenho a minha visão. Ajudo a minha equipa a realizar o seu potencial. Emerge de um “muito querer”.

Era capaz de viver sem música? Qual a sua banda favorita? Não, nem pensar. Pink Floyd.

O que lhe dá mais gozo fazer na vida? Viajar. Tenho o sonho de fazer a auto-estrada 69 que faz a ligação do Sul ao Norte dos Estados Unidos da América.

Há alguma coisa pela qual valha a pena lutar até à morte se necessário for? Pela vida vale a pena lutar. Até à morte fá-lo-ia pelo meu filho.

Fazem falta mais mulheres na política? Claro que fazem falta. A nossa sub-representação na política não propicia debates em questões fundamentais, tais como a saúde, a segurança e a família.

Alguma vez deu sangue? Nunca dei sangue porque tenho pânico de agulhas. Em caso de necessidade podem sempre dar-me uma anestesia geral antes de me tirarem sangue.

Se vir alguém deitar lixo para o chão diz-lhe alguma coisa? Sempre disse. Para além do ambiente devemos respeitar o que é de todos. Não resisto à chamada de atenção.

Qual a tradição que nunca podemos deixar morrer? As tradições são todas para manter. Fazem parte da nossa história e cultura.

A instalação de câmaras de vídeo é uma boa maneira de combater a criminalidade? Sim, a vídeovigilância é uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade.

Quais as qualidades que mais aprecia numa pessoa? Honestidade, integridade, princípios e boa disposição.

Fecha a água enquanto escova os dentes ou quando se ensaboa no banho? Sempre. A água é um recurso precioso.

Qual é o seu maior defeito? Sou muito intempestiva.

Qual a sua maior qualidade como pessoa? O autoconhecimento. Sei exactamente do que gosto, o que quero e o que fazer para o conseguir.

Existe um animal que gostasse de ter e não pode? Um cão Serra da Estrela.

Qual o objecto que nunca fica em casa? Os óculos. A idade não perdoa.

Gosta de comemorar o seu aniversário? Adoro. Só acontece uma vez no ano por isso é razão suficiente para comemorar.

A beleza é fundamental? Como diz o poeta: “é fundamental. É preciso”.

Ainda há dinheiro para comer fora? Espero bem que sim. Considero que os restaurantes são um bom ponto de encontro.

Alimento que não come? Carneiro.

Helena Maria Sousa Narciso Cruz

Mais Notícias

    A carregar...