Distrito de Santarém tem perdido população, postos de trabalho e poder de compra
Estudo da União dos Sindicatos de Santarém traça um retrato pouco risonho da realidade económica e social da região.
Economia | 13-11-2019
“Vem aí um ataque desenfreado à tauromaquia”
Rui Casqueiro diz que a XIV legislatura vai aquecer a guerra entre aficionados e anti-taurinos. É dirigente da Tertúlia Festa Brava, a segunda mais antiga do país, e diz que os aficionados ainda não se decidiram a arregaçar as mangas e lutar pela festa brava. Em entrevista a O MIRANTE chama cobardes aos anti-taurinos e aos que vandalizaram a sede da tertúlia, em Azambuja.
Entrevista | 13-11-2019
Serviço dos correios em Alverca e Calhandriz contestado por autarcas e moradores
Há quem esteja a receber contas para pagar já fora do prazo e em moradas erradas. Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que a situação está longe da normalidade e defende reversão da empresa para a esfera pública.
Sociedade | 13-11-2019
“Não me consigo despir à frente do meu marido apesar de saber que ele me ama”
Teresa Santos teve cancro da mama antes dos cinquenta anos e perdeu um seio. O cancro da mama deixa mazelas no corpo e na alma. Quem perde um seio perde a auto-estima e fica com medo para toda a vida. O amor e a compreensão dos outros, nomeadamente de maridos filhos, familiares e amigos é importante mas por muito que se queira há uma sombra que fica e que nunca desaparece. A propósito de Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, que se assinala a 30 de Outubro, recolhemos o testemunho de quem ainda não superou a doença. Não é tudo cor-de-rosa como aparece nas campanhas de solidariedade.
Sociedade | 13-11-2019
Cemitério de VFX é um museu a céu aberto
O Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados são duas datas comemorativas que fazem rumar milhares de pessoas aos cemitérios para homenagear a memória dos seus antepassados. O MIRANTE fez uma visita guiada ao cemitério de Vila Franca de Xira, local onde estão várias figuras ilustres da cultura ribatejana.
Sociedade | 13-11-2019
Há 30 anos a marchar pelas medalhas
João Vieira entrou para a história ao ser o mais velho medalhado num mundial de atletismo. Fazer 50 quilómetros a marchar não é pêra doce. E ainda menos se for sob um calor e uma humidade sufocantes aos 43 anos de idade. Foi isso que suportou João Vieira durante quase quatro horas, antes de colocar ao pescoço a medalha de prata nos últimos mundiais de atletismo. Nesta entrevista, o atleta de Rio Maior fala também da sua vida pessoal, da política local e do seu irmão gémeo, com quem viveu uma extrema rivalidade desportiva.
Entrevista | 13-11-2019
Mamarracho no Alto do Vale caiu no esquecimento
Esqueleto de tijolo e betão foi comprado pela Câmara de Santarém em 2006 depois da obra ser embargada. Os anos vão passando e nada se alterou. A mancha na paisagem, cercada por ervas e arbustos, permanece junto à movimentada EN3, à entrada do concelho.
Sociedade | 13-11-2019
Justiça abriu balcão no vão das escadas no Tribunal de Vila Franca de Xira
Situação é classificada de indigna e humilhante para a imagem da justiça. Meia centena de trabalhadores promoveu um abaixo-assinado contra a solução encontrada e recusam-se a ocupar o novo espaço. Ministério diz que vai procurar melhorar.
Sociedade | 13-11-2019
Cartaxo dá prioridade à educação e à cultura no próximo ano
Município vai realizar Feira do Futuro e continuar a apostar na requalificação das escolas do concelho.
Sociedade | 13-11-2019
Destaques
Um casal de artistas que trocou a capital pela pacatez do Ribatejo
Ana e Francisco Dias residem em Vila Nova da Barquinha e vivem exclusivamente das artes. Neste momento têm alguns dos seus trabalhos expostos no Clube do Criador, na Golegã, que podem ser apreciados pelos visitantes de mais uma Feira Nacional do Cavalo e de São Martinho.
Edição de 13-11-2019
Cavalos, castanha assada e água-pé na Golegã até ao São Martinho
Feira Nacional do Cavalo e feira franca animam a vila ribatejana até segunda-feira, 11 de Novembro. As actividades equestres dominam o programa.
Edição de 13-11-2019
Grupos de teatro de Vila Franca de Xira desinteressados de prémio municipal
Situação forçou o município a alargar o raio de candidaturas a toda a Área Metropolitana de Lisboa. Vereadora da Cultura diz que esta é uma tentativa de manter o prémio activo e de continuar a honrar a memória de Mário Rui Gonçalves.
Edição de 13-11-2019